Herbologia Mágica

Observamos uma margarida com suas pétalas, sua cor e seu perfume, em uma manhã de primavera, quando o sol, que acabou de nascer, ainda não secou o orvalho da noite. Se tivermos alguma noção de botânica, podemos logo classificá-la em certos esquemas, podemos dar-lhe um nome em latim, uma família da qual faça parte e toda uma série de informações ligadas a seu modus vivendi. Mas, quem não se detém na pura aparência, sabe bem que cada forma é uma combinação de notas, de ritmos, de cores, de odores e de harmonia; descobrir sua composição arquetípica significa saber construir formas estruturadas sobre o modelo clássico com o qual foi concebido e criado o Universo pela Grande Mãe.
Cada ser vivo, seja animal, seja vegetal, é uma forma-corpo que representa um meio pelo qual se descobrem e se revelam as qualidades divinas que só podem ser expressas em sua pureza cristalina quando se tem a capacidade de identificar-se e com elas fundir-se harmoniosamente. Por este motivo, a magia natural das ervas e das plantas representam um papel essencial no caminho mágico. Procurar, descobrir, recolher e trabalhar as ervas nos rituais de magia é conversar com a Mãe Natureza.

I- CULTIVANDO ERVAS

Temperos, perfumes, chás revigorantes e remédios calmantes são algumas das maneiras de empregar as ervas de cultivo doméstico – além de utilizá-la em seus aspectos mágicos. Se suas plantas estiverem dispostas de modo que você possa sentar-se perto delas, vai desfrutá-las com um prazer para todos os sentidos. O tamanho do jardim não é muito importante para o cultivo das ervas. Mas é grande o prazer de usar aquelas que foram cultivadas por você mesmo, em sua própria casa, com apenas algumas espécies reunidas numa bacia, jardineira, no peitoril da janela ou plantadas entre os canteiros de flores de seu jardim.

Cuidados Básicos

A principal necessidade da maioria das ervas é o sol, uma exposição direta, diária, de no mínimo cinco horas. Sem isso, elas crescem fracas e com pouco sabor. Se não puder oferecer-lhes a quantidade suficiente de luz solar, talvez seja melhor cultivar algumas ervas que toleram bem a sombra parcial, como a hortelã-pimenta, a erva-cidreira, a borragem e a salsa.

A maioria das ervas também precisa de um solo bem drenado. Plante-as em terrenos inclinados ou posicione os canteiros em um plano mais alto, cercando-os com tijolos, pedras ou blocos de concreto. Tais canteiros conservam o jardim de ervas mais limpo e fácil de cuidar.

Para preparar o solo, cave bem fundo, no mínimo 30 cm. Se o solo for duro, ou tiver grande porcentagem de argila, coloque também várias pás de material orgânico, como adubo, húmus de folhas ou estrume curtido, além de um pouco de areia grossa para melhorar a drenagem. As ervas em geral preferem um solo neutro ou levemente alcalino. Depois de preparar o solo com esses materiais, verifique com um kit de teste, disponível em centros ou lojas de jardinagem, o equilíbrio ácido e alcalino. Se a acidez for superior a 7,5 na escala pH, aplique uma leve camada de cal.

Estocando Plantas para o Jardim de Ervas

A forma mais econômica de cultivar ervas é a partir de sementes, mas isso exige grande paciência e, em geral, produz mais mudas que se precisa. Ervas de crescimento lento, como orégano, tomilho, salsa, hortelã e cebolinho podem ser plantadas dentro de casa, num período de um mês e meio a dois, antes de serem colocadas do lado de fora, ou, nas regiões frias, antes da última geada. Outras espécies não devem ser cultivadas em interiores além do tempo de aproximadamente um mês.

Prepare as bandejas de sementes ou vasos com terra tratada, esterilizada e já misturadas com perlita. Plante as sementes, cubra-as com plástico e ponha-as num lugar aquecido com luz fraca. Devem ser conservadas úmidas até germinar. Se a terra secar, pulverize-a com um regador, ou coloque o recipiente em água morna até que a parte de cima apresente gotas de condensação. Assim que os brotos aparecerem, remova o plástico e ponha as mudas num local claro, mas não sob sol. Só as exponha a pleno sol quando brotarem as primeiras folhas verdadeiras, isto é, o segundo par. Certifique-se de que haja boa ventilação no local escolhido, para evitar que apodreçam devido ao excesso de umidade.

Antes que as mudas se tornem finas e compridas, é preciso fortalecê-las, aclimatá-las gradualmente à exposição ao ar livre. Isso deve ser feito quando a temperatura estiver suficientemente amena para plantá-las no jardim. Você pode pôr as mudas do lado de fora num lugar abrigado ou debaixo de uma tela, protegendo-as do sol quente ou das noites frias, ou do lado de fora durante o dia e dentro de casa à noite. As mudas devem ser transplantadas para o jardim em dias frescos ou nublados.

Salsa, aneto, camomila e anis não são transplantados com facilidade. Se você os semeou dentro de casa, ponha-os em pequenos recipientes de onde possam ser transplantados sem ferir as raízes; ou então ponha as sementes na terra, no lugar em que quer que cresçam, depois de passado todo o perigo do inverno. Prepare uma sementeira para ser posta do lado de fora com terra fina e enriquecida com adubo. Espalhe as sementes com parcimônia em fileiras. Cubra-as de terra fina com cerca de duas vezes o diâmetro das sementes. Conserve-as úmidas até germinarem e ficarem firmes. Desbaste as mudas quando tiverem mais ou menos 3 cm de altura.

Manutenção de um Jardim de Ervas

As ervas demandam menos cuidados, mas você deve transplantá-las e remover do jardim os espécimes doentes e as ervas daninhas. Num jardim pequeno, é possível controlar de maneira eficaz as ervas daninhas, revolvendo de vez em quando a terra em volta das plantas. Num jardim maior, a cobertura com palha é a opção mais prática. Ao redor de plantas que preferem solo rico, úmido (por exemplo, manjericão, aneto, cerefólio, cebolinho, hortelã e segurelha), use uma camada fina de cobertura orgânica leve, como folhas mortas, mofo de folha, aparas de madeira, lascas de casca de pinheiro ou adubo. Cascalho pequeno é melhor para as ervas que requerem um solo mais seco e menos rico (alfazema, alecrim e tomilho, por exemplo).

A não ser que o clima seja muito seco, regue apenas as ervas que gostam de umidade, como o hortelã, o manjericão, o cebolinho e qualquer outra plantada em pequenos recipientes.

Embora a maioria das ervas seja razoavelmente resistente às pragas, algumas são sensíveis a fungos, ferrugem ou ácaros, e outras "adoradas" por lagartas. Você pode aproveitar as qualidades repelentes naturais de certas ervas para produzir seu próprio borrifador não-venenoso e usá-lo nas plantas contaminadas. Colha algumas folhas de ervas que parecem nunca ser atingidas por pragas - por exemplo hortelã-verde ou arruda. Depois, despeje água fervente sobre as folhas (três partes de água para uma de ervas) e deixe em infusão durante 15 minutos. Quando esfriar, coe a mistura em pano fino e pulverize as plantas contaminadas. Repita o processo uma vez por semana e depois da chuva, usando a cada vez uma nova fervura da mistura.

Colheita e Preservação

Durante os meses de verão, colha as ervas frescas de acordo com suas necessidades. Mas, para obter o máximo de um jardim de ervas e conservá-lo com bom aspecto, uma boa idéia é também colher algumas folhas, flores e sementes e armazená-las. A melhor época para cortar as ervas para preservação é quando as plantas começam a dar flores; nesta fase, a essência das folhas atingiu o auge. Colha as folhas no meio da manhã, assim que o orvalho tenha se evaporado, e antes que chegue o calor do dia. Pode as ervas anuais até a metade de seu tamanho, e as perenes até um terço. As ervas de crescimento lento, como o louro e o alecrim, demandam uma poda mais leve.

Corte os galhos com podeiras ou uma faca e arrume-os em camadas numa cesta. Colha somente a quantidade de folhas que for usar em seguida e nunca as deixe empilhadas.

Sementes como as do coentro, aneto, cominho, funcho e a alcaravia devem ser retiradas logo que se tornem escuras, e os talos comecem a murchar.

As raízes podem ser colhidas em qualquer época, mas a melhor estação é o outono. Desenterre um tufo de raiz, separando a quantidade de torrões de que vai precisar. Replante com cuidado os que sobrarem.

A secagem é a maneira consagrada pelo tempo de se preservarem ervas. Funciona bem para segurelha, hortelã, tomilho, manjerona, levistico, louro, alecrim, orégano e erva-cidreira. A sálvia também se adequa à secagem, embora às vezes fique bolorenta. O aneto, o cebolinho, a salsa, o cerefólio, o funcho e o louro perdem muito de seu sabor, sendo preferível congelá-los.

Uma maneira de secar ervas é amarrá-las em ramos e pendurá-las de cabeça para baixo em local quente, seco e bem arejado. Um sótão ou galpão é ideal, ou se desejar, você pode pô-las do lado de fora da casa, à sombra, e trazê-las para dentro à noite - a secagem à luz do sol destrói o sabor e a cor. Para conservar os ramos livres de poeira, é aconselhável pô-los dentro de sacos de papel furados. Se costuma secar ervas no forno da cozinha, certifique-se de que a temperatura não ultrapasse os 65°C, caso contrário, todo o sabor será destruído.

Quando suficientemente secas, as ervas se desfazem se você as esmigalhar. Para chegar a esse estágio levam até duas semanas, dependendo do tipo de erva, da temperatura do ar e do processo de secagem. O próximo passo é retirar as folhas dos caules e sacudir as sementes. Conserve-as em recipientes de louça ou de vidro fechados. Ponha etiquetas com o nome da erva e a data. Durante a primeira semana de estocagem, verifique se há sinais de condensação. Se houver, retire as ervas do recipiente e seque-as durante um ou dois dias.

As ervas secas se conservam melhor em locais frescos e escuros, como despensas ou armários. Embora fiquem bonitas dentro de jarras de vidro expostas na cozinha, logo perdem a cor e o sabor. Ervas estocadas duram um ano ou mais.

A maioria das ervas conserva cores vivas e grande parte do sabor quando congeladas.Lave as ervas e corte todas as partes sem cor. O aneto, o manjericão e o tomilho conservam melhor o sabor e as cores quando alvejados antes de congelar (Para alvejar o manjericão, ferva uma panela cheia de água, e com pinças, mergulhe de uma só vez alguns ramos de ervas na água. Após alguns segundos, retire-os, sacuda-os para eliminar o excesso de água e seque as ervas entre duas toalhas limpas.)

Manjericão, alecrim, azedinha-da-horta e estragão podem ser conservados em óleo e guardados por até nove meses. Utilize óleo vegetal ou azeite, ou ainda uma mistura dos dois. Ponha uma camada de folhas lavadas e secas numa jarra de vidro e por cima uma camada de óleo. Alterne as camadas, sendo a última de óleo. Mantenha na geladeira. Ao usar as folhas, raspe o excesso de óleo, devolvendo-o à jarra. Use seu óleo de ervas preferido em escabeches, refogados, churrascos ou molho de saladas.

II- AS ERVAS MÁGICAS

Todas as coisas animadas e inanimadas possuem energia e força. Tudo possui uma aura que emana energia.

A energia das ervas podem interferir em fatos e lugares e por isso são ótimos auxiliares na realização de desejos e sortilégios.

Cada erva possui um tipo de força e vibração, assim é necessário sabermos quais as diferenças existentes entre elas para usufruir o máximo possível seus poderes.

As ervas e suas correspondências planetárias

As ervas, desde a Antiguidade, foram associadas às estrelas, em um “jogo” admirável de analogias e correspondências, que insere cada vegetal em um desenho celeste. Uma primeira classificação geral compreende todo o reino vegetal em suas múltiplas manifestações pode ser sintetizadas no seguinte esquema:

1. As árvores estão colocadas sob a influência direta do Sol, porque, devido a sua robustez, são expressões de vitalidade.

2. moitas, arbustos e plantas do mato são influenciadas por Marte, planeta da energia, valor e da guerra. Muitas espécies são providas de espinhos e acúleos, e a analogia é evidente.

3. as algas e plantas aquáticas em geral estão colocadas sob o domínio da Lua, rainha das marés, que governa as águas e as criaturas que nelas vivem.

4. musgos e liquens que vivem e simbiose com outras espécies vegetais são influenciadas diretamente por Mercúrio, deus do saber e da ciência.

5. as ervas do campo, das florestas e as flores multicoloridas estão colocadas sob domínio de Vênus, deusa do amor.

6. as samambaias, sempre-verdes de todos os tipos estão sob a influência do supremo Júpiter, deus da fartura e prosperidade.

7. os cogumelos, que parecem situar-se entre o reino vegetal e animal, são influenciados pelo frio Saturno, deus da morte.

Com relação ao próprio vegetal, ao contrário, temos uma escala analógica que leva em conta as correspondências entre as partes dos vegetais e os astros:

1. os ramos relativos à parte aérea da planta e que por isso estão mais próximos do céu, são governados pelo Sol.

2. o tronco, ereto, sólido e granítico, que desafia o rugir das tempestades e a fúria dos ventos, está colocado sob a égide de Marte.

3. as folhas, a parte mais rica de linfa e água, são, por analogia, governadas pela Lua.

4. as flores, que representam os órgãos sexuais de reprodução do vegetal, estão sob influência de Vênus.

5. as raízes, que afundam no ventre da terra quente e escuro, são influenciadas por Saturno.

6. as frutas, que representam o fim derradeiro da planta e sua fartura, estão sob domínio de Júpiter.

7. as sementes, enfim, que representam a síntese e a sabedoria da própria vida do vegetal, são governadas por Mercúrio.

Referente aos planetas, podemos resumir sua influência mágica nas ervas da seguinte maneira:

1. Ervas da Lua: utilizadas para fertilidade, poderes extra-sensoriais, sonhos, emoções, sabedoria, adivinhações e viagens;

2. Ervas do Sol: utilizadas para sucesso, a prosperidade, a fama, a alegria, o otimismo, o progresso, a amizade;

3. Ervas de Marte: utilizadas para força, garra, coragem, vigor, vitória, exorcismo, sexualidade masculinidade masculina, conflitos, agressividade;

4. Ervas de Mercúrio: utilizadas para inteligência, criatividade, cura, saúde, comércio, negócios, eloqüência, perspicácia;

5. Ervas de Júpiter: utilizadas para prosperidade, fartura, poder, justiça, estabilidade, expansão material.

6. Ervas de Vênus: utilizadas para amor, harmonia, atração, sexualidade feminina, beleza;

7. Ervas de Saturno: utilizadas para exercícios, visões, separações, obstáculos, vícios, fins, cortes, malefícios e morte;

Utilizando as Ervas Mágicas

Antes de realmente usar as ervas na magia, elas devem ser encantadas. Encantamento (em um contexto mágico) alinha as vibrações das plantas envolvidas com a sua necessidade mágica. Isto conseqüentemente é um processo que aumenta a eficácia das ervas.

O encantamento pode ser realizado em apenas uma erva ou numa mistura de ervas, mas não deve ser realizado até momentos antes de a erva ser utilizada. Quando diversas ervas são necessárias para um encantamento elas podem ser encantadas juntas como uma mistura ou isoladamente conforme cada erva for sendo colocada na mistura.

Um encantamento deve ser realizado se a erva for colhida em região aberta ou no jardim. Enquanto verdadeiramente o corte da erva para um encantamento específico for sendo feito, deve-se enfatizar a necessidade para qual será usada, como se o papel da planta fosse necessário para a concretização da mesma, exemplo:

“Estou colhendo você, Alecrim, erva de Mercúrio para aumentar a minha concentração e meus poderes mentais. Que assim seja e assim se faça!”

Assim começa o processo de encantamento, embora este seja apenas uma ação preliminar. É importante salientar que deve-se ao máximo evitar matar a planta ao colher parte dela, ao menos quando não for utilizar sua raiz. Importante também é depositar para a planta uma oferenda. Bruxas costumam devolver um fio de seu próprio cabelo em agradecimento.

O encantamento propriamente dito é realizado quando se coloca as ervas no processo de sua utilização, refazendo seu pedido e formalizando a intenção para sua utilização.

As ervas são utilizadas de vários modos. Desde in natura, secas ou frescas, em saches, espalhadas pela casa, misturadas à comida ou bebida (cuidado com as venenosas!) até os preparados de base, a seguir:

Preparados de Base

Decocção: Recomenda-se usar as partes de tecidos mais grosseiros da planta, como raízes, rizomas, sementes, casca e talos. No caso de se querer usar partes mais tenras, é preciso deixar no máximo por 10 minutos no cozimento.

Modo de fazer:

1. Separe as partes da planta que lhe interessam e lave-as cuidadosamente.

2. Encha uma panela com água mineral e leve ao fogo, juntamente com a planta.

3. Deixe cozinhando por 15 a 30 minutos.

4. Após esse tempo, retire do fogo e deixe a panela tampada por mais alguns minutos antes de usar.

Infusão: Conhecida popularmente por chá. Recomenda-se usar as folhas, flores e tecidos tenros. No caso de se querer usar partes mais grosseiras da planta, é necessário picar bem miúdo e deixar a solução em repouso por mais tempo.

Modo de fazer:

1. Separe as partes da planta que lhe interessam e lave-as cuidadosamente. Você poderá usar várias plantas misturadas, desde que sejam provenientes de órgãos vegetais idênticos (ou só folhas, ou só flores).

2. Encha uma chaleira com água mineral e leve ao fogo.

3. Quando alcançar a fervura, desligue e mergulhe nela as partes da planta.

4. Tampe a chaleira e deixe a solução abafada por cerca de 5 a 10 minutos.

Maceração: Pode-se usar qualquer parte da planta.

Modo de fazer:

1. Separe as partes da planta que lhe interessam e lave-as cuidadosamente. No caso de partes mais grosseiras, picar em pedaços bem pequenos.

2. Reserve uma panela de vidro com água mineral fria.

3. Coloque de molho as partes desejadas por até 24 horas. Para folhas, flores e partes mais tenras, deixe por 10 horas. Para cascas, talos e sementes, deixe por 15 horas. Para raízes e rizomas, deixe por 24 horas.

Óleo de massagem: Usa-se a tintura ou o óleo essencial, diluído em óleo carreador.

Modo de fazer:

1. Escolha um óleo carreador puro, de acordo com o seu tipo de pele.

2. Misture o óleo carreador com a tintura da planta ou com o óleo essencial, numa proporção de três gotas de óleo essencial para cada colher (sopa) de óleo carreador.

3. Aplique na pele com massagens suaves.

Pó: Usado como veículo de diversos preparados.

Modo de fazer:

1. Separe as partes desejadas da planta.

2. Proceda a secagem em estufa ou de acordo com as instruções dadas

anteriormente.

3. Triture em um moedor até alcançar a granulação desejada.

Pomada: Modo de fazer:

1. Em uma panelinha pequena e de preferência usada somente para este fim, coloque 50 g de óleo vegetal de boa qualidade (de gergelim, amêndoa ou uva, sempre com 1 colherinha de chá de óleo de germe de trigo).

2. Junte ao óleo 1 colher de sopa de cera de abelhas ralada.

3. Deixe o fogo bem baixo ou use uma panela de banho-maria e mexa até a cera estar bem derretida (cerca de 2 ou 3 minutos).

4. Deixe esfriar um pouco e junte 1 colher de sopa do vegetal bem picado. Se a pomada ficar muito dura, aumente a quantidade de óleo. Se ficar mole é porque a cera foi pouca.

5. Quando estiver fria, acondicione em latinhas ou potinhos de creme.

Purê: Modo de fazer:

1. Cozinhe a vapor os vegetais e/ou as frutas.

2. Quando estiverem cozidos, retire-os do fogo e passe-os pelo espremedor para obter uma consistência pastosa.

3. Aplique diretamente no local ou utilize em algum preparado avançado.

Sal aromático: Preparado com o uso de óleos essenciais.

Modo de fazer:

1. Escolha os óleos essenciais desejados.

2. Pingue as gotas que achar necessário (você sentirá o aroma e sua intensidade) numa porção de sal grosso ou sal marinho. O sal grosso serve para ser utilizado na água da banheira e o sal marinho, de granulação mais fina, pode ser usado com uma esponja natural para friccionar o corpo todo, ativando a circulação e promovendo a limpeza e a eliminação de toxinas.

3. depois de fazer a mistura, coloque tudo num vidro bem fechado e deixe o sal aromático maturar por mais ou menos 15 dias antes de usar.

Tintura: Esse preparado é usado quando não é possível extrair os princípios ativos da planta por meio de infusão ou decocção. A extração dos princípios ativos da planta é feita por solventes, que podem ser o álcool de cereais, a vodca, o vinagre ou a glicerina. Por ser um preparado muito concentrado, nunca deve ser usado diretamente sobre a pele.

Recomenda-se diluir previamente em água mineral.

Modo de fazer (tintura alcoólica):

1. Escolha a planta desejada e transforme-a em pó.

2. Coloque-a em um vidro escuro e cubra com a solução alcoólica.

3. Agite bem o vidro todos os dias, por aproximadamente 15 dias consecutivos.

4. Após esse período, coe bem a solução e acondicione em um vidro escuro bem fechado em local sombreado.


III- GUIA DE ERVAS MÁGICAS

Abacate (Persea americana)

Propriedades Mágicas:

Usado para o Amor e Beleza feminina. Em noite de Lua Cheia faça uma máscara com creme de abacate e passe sobre o rosto deixando alguns minutos, enxágüe com água mineral e estabeleça um relacionamento com Vênus para que essa mantenha sempre sua sempre sua juventude.

Planeta Regente: Vênus

Acácia (Acacia decurrens)

Um pequeno galho em baixo do travesseiro protege o sono evitando pesadelos. Seu suco serve para fazer uma tintura e desenhar talismãs de proteção. Abre a clarividência. O suco da acácia é misturado nas tintas que servem para desenhar os talismãs sobre pergaminhos. Usado entre amigos promove amizade e parceria.

Planeta: Sol

Acanto

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Aumento de força e coragem

Açafrão (Crocus sativus)

. Planeta: Sol

. Elemento: Fogo

Usado em rituais de prosperidade e cura.

Possui muitas propriedades curativas, mas seu emprego não pode ser recomendado a profanos na arte de curar. Usada também em feitiços e em perfumes mágicos. Utilizar em banho, culinária, perfumes.

Acônito

Planeta: Saturno

Elemento: Terra

Neutralização do mal e de pessoas negativas, proteção

Agrimônia

Planeta: Júpiter

Elemento: Fogo

Afastamento e dissolução de energias negativas

Aipo

Planeta: Mercúrio

Elemento: Ar

Poderes psíquicos, sono

Alcaçuz (Periandra mediterrânea)

Planeta: Vênus

Elemento: Água

Amor e prosperidade

Alcaparra

Planeta: Vênus

Elemento: Ar

Fortalece a sexualidade e Amor

Agrião (Nasturtium officinale)

Planeta: Lua

Elemento: Água

Ele trabalha com a purificação da alma e da energia vital da pessoa.

Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Planetas: Mercúrio / Sol

Elemento: Ar

Há muito é considerada planta sagrada. Consagrada aos Deuses do Lar. É usada na magia queimando as folhas para afastar energias negativas. Em banhos restauradores para crianças e adultos. Usado também em forma de óleo é utilizado para limpar ferimentos e machucados, para equilíbrio da pressão arterial, problemas renais, problemas digestivos, depressão e, externamente, para diminuir as dores de reumatismo. Inalado estimula a mente, restaura forças, fortalece a intuição e induz a meditação. Na cosmética pode se embelezar e rejuvenescer cabelo, rosto e corpo. Serve também como purificante. Debaixo do travesseiro afasta maus sonhos. Se a pessoa amada for tocada com um galho de alecrim, seu amor será para sempre. É a erva da juventude eterna, do amor, da amizade, da purificação e da alegria de viver. Indivíduos que tendem sempre a guardar, reter sentimentos como mágoas e ressentimentos, liberando estas energias já densas alterando o seu padrão, realçando o exercício do perdão e trazendo a alegria e o amor á tona em nossos comportamentos. Usado no plexo solar aumenta a auto-estima. Um ramo na porta de entrada ajuda a manter os ladrões longe.

Alfafa (Medicago sativa)

Planeta: Vênus

Elemento: Terra

Prosperidade e Alegria

Algodão

Planeta: Lua

Elemento: Água

Proteção espiritual, saúde e sorte

Alho (Allium sativum)

. Planeta: Marte

. Elemento: Fogo

Erva extremamente protetora. Pode ser pendurado em casa para proteger. Também utilizado para fazer exorcismo e purificação. Os antigos gregos colocavam o bulbo do alho em um monte de pedras em um cruzamento como uma oferenda à Hécate.

Almeirão

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Rompimento de obstáculos, abertura de caminhos e obtenção de sucesso

Amaranto

Planeta: Saturno

Elemento: Terra

Usado na confecção de talismãs contra doenças, atração de amor, saúde e proteção

Amêndoas (Prunus amygdalus [doce] Amygdalus communis [amarga])

Planeta: Mercúrio

Elemento: Terra

Usada para obtenção de dinheiro e prosperidade. A amêndoa é consumida para dar inteligência.

Amora (Morus nigra)

Planeta: Mercúrio

Elemento: Terra

Dinheiro, proteção e saúde

Amor Perfeito

Planeta: Saturno

Elemento: Ar

Usada para Amor

Aneto

Planeta: Mercúrio

Elemento: Ar

Amor, Dinheiro e Prosperidade

Angélica (Angelica archanegelica)

. Planeta: Sol

. Elemento: Fogo

A raiz dessa erva guardada em um saquinho de tecido azul funciona como um poderoso talismã protetor. A raiz também pode ser colocada em um saquinho de tecido branco ou azul, e pendurado na janela para proteger a casa e as pessoas que moram nela de todo o mal.

Sua raiz é boa para prevenir alucinações; contraria à fascinação; colocada no pescoço das crianças, defende-as contra todo o tipo de feitiço.

Anis (Pimpinela anisum)

. Planeta: Júpiter

. Elemento: Ar

Usado para proteção. Um travesseiro feito com anis, proporciona um sono tranqüilo e sem pesadelos. É considerado um ótimo protetor contra olho gordo. Atrai poderes psíquicos e prosperidade.

Aquiléia (milefólio)

Planeta: Vênus

Elemento: Ar

Fortalecimento da saúde.

Arroz

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Fertilidade, prosperidade e proteção energética.

Arruda (Ruta graveolens)

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

A crendice popular lhe atribui poderes mágicos para espantar o mau olhado, dar sorte e espantar a inveja. É muito usada em paióis de milho por evitar a entrada de roedores com seu cheiro. Abre os canais de clarividência e purifica a energia do corpo, é muito usada em linhas religiosas, permitindo que a energia esteja em pleno equilíbrio com o ambiente a sua volta. Usada principalmente para eliminação de energia e proteção.

Artemísia (Artemisia absinthium)

Planeta: Vênus

Elemento: Terra

Sonhos proféticos, conhecimentos psíquicos, realização de projetos.

Aveia

Planeta: Vênus

Elemento: Terra

Prosperidade e sucesso

Avelã (Corylus spp.)

. Planeta: Sol

. Elemento: Ar

A madeira é apropriada para fazer qualquer tipo de bastão. Um ótimo encantamento para lhe trazer sorte consiste em fazer uma cruz solar amarrando 2 galhos juntos com um cordão vermelho ou dourado.

Azevinho

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Sorte, prosperidade e proteção.


Babosa (Aloe vera)

Planeta: Lua

Elemento: Água

Aloé é uma planta famosa por ser relacionada com a beleza, e a conservação da pele. O pó do aloés é empregado para eliminar as energias que estão amarrando sua vida. Ótima erva para proteger a casa e trazer boa sorte. Um vaso perto do fogão evita queimaduras. Em tintura dá o elixir da longa vida. Promove a transferência da energia usada excessivamente no “pensar”, principalmente aqueles que não conseguem fazê-lo, mesmo conscientes de que precisam, devolvendo a energia excessiva aos sistemas físicos de eliminação. Um paninho vermelho com algumas gotas de óleo de babosa colocado no carro evita acidentes e roubos.

Bambu

Planeta: Lua

Elemento: Água

Realização de desejos e proteção.

Barbatimão (Stryphnodendron barbatimão)

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Purificação

Bardana (Arcthium lappa)

Planeta: Vênus

Elemento: Água

Proteção e Saúde.

Basílico (Ocimum basilicum)

. Planeta: Marte

. Elemento: Fogo

Usado em rituais de riqueza e prosperidade. Pode ser carregada no bolso para atrair dinheiro.

Baunilha (Vanilla aromatica ou Vanilla planifolia)

. Planeta: Júpiter e Vênus

. Elemento: Fogo

Estimulante, afrodisíaca. Recomenda-se em casos de melancolia. A baunilha adicionada ao banho produz um efeito altamente afrodisíaco. Usamos a folha em banho.

Beladona (Atropa belladona)

Planeta: Saturno

Elemento: Terra

Proteção e Amor. É uma das várias plantas que entram na composição da pomada das bruxas. Suas folhas secas e trituradas e misturadas ao açafrão e cânfora constituem um perfume mágico para afugentar as larvas do astral. Têm propriedades calmantes. O chá de beladona dosado em pequenas doses ajudam no relaxamento e em viagens astrais. Ingerido em quantidades altas pode matar. Caule e folhas são usados em banho e defumação.

Benjoim (Styrax benzoin)

. Planeta: Mercúrio

. Elemento: Ar

Usado para purificação, aumento de energia mágica e física.

Bergamota

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Paz e Alegria. Contra insônia e stresse.

Beterraba (Beta vulgaris)

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Paixão.

Bétula (Betula Alba)

Planeta: Vênus

Elemento: Terra

Ritos de exorcismo, purificação e proteção.

Borragem

Planeta: Júpiter

Elemento: Fogo

Coragem e aumento de poder psíquico.

Café (Coffea arábica)

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Aumento da percepção mental, consciência.

Calêndula (Calendula officinalis)

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

As flores fomentam sonhos psíquicos. Para algumas fontes, ela simboliza a constância e a perseverança no amor, ao passo que, segundo outras, ela representa o sofrimento ou a crueldade. A calêndula é uma importante erva de proteção, por possuir propriedades que afastam energias negativas, e trabalha na purificação de energias da pessoa. Existe uma historia que diz que quem conseguir andar em cima das pétalas de Calêndula sem machucar as pétalas entenderá a linguagem dos pássaros. Usamos a folha e a flor em banho.

Camélia

Planeta: Lua

Elemento: Água

Riqueza, sucesso, prosperidade.

Camomila (Matricaria chamomilla)

. Planeta: Vênus

. Elemento: Água

Usado em encantamentos e em rituais de prosperidade. Estimula o sono. O chá acalma e tranqüiliza, pode ser muito útil quando você precisar fazer um ritual e estiver sentindo raiva ou agonia. Lavar o rosto e as mãos com camomila atrai amor.

Canela (Cinnamonum zeylanicum)

. Planeta: Sol

. Elemento: Fogo

Usada para cura, clarividência, vibrações espirituais. Conhecida como um poderoso afrodisíaco. Usado em feitiços de prosperidade. Muito usada também em feitiços de amor.

Cânfora

Planeta: Lua

Elemento: Água

Purificação e energia física.

Capim Limão

Planeta: Mercúrio

Elemento: Ar

Percepção extra-sensorial, força mágica.

Cardamomo

Planeta: Vênus

Elemento: Água

Amor, sexo e apetite.

Cardo-Santo (Cninus benedictus)

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Proteção, saúde e libido.

Carvalho (Quercus alba)

. Planeta: Sol

. Elemento: Fogo

Árvore sagrada em muitas culturas. Queimar folhas de carvalho purifica. A madeira é usada para fazer bastões de todos os tipos. O fruto de carvalho pode ser usado para fazer encantamentos de fertilidade, preservar a juventude, evitar doenças. O homem pode usar o fruto de carvalho para aumentar seu poder sexual.

Carqueja (Baccharis trimera)

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Ajuda a acabarmos com emoções antigas, mal resolvidas, quebra nossas teimosia, e abre nossa mente e coração pra novos sentimentos e valores.

Cáscara Sagrada (Rhamnus purshiana)

Planeta: Saturno

Elemento: Terra

Justiça, prosperidade e proteção.

Cavalinha (Equisetum arvensis)

Planeta: Saturno

Elemento: Terra

Fertilidade.

Cebola (Allium cepa)

. Planeta: Marte

. Elemento: Fogo

Usada para proteção, cura, purificação e coragem.

Cedro

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Espiritualidade, autocontrole e exorcismos.

Cenoura

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Fertilidade e potência sexual masculina.

Cereja

Planeta: Vênus

Elemento: Água

Amor e clarividência

Cevada

Planeta: Vênus

Elemento: Água

Saúde e Amor.

Chuchu

Planeta: Lua

Elemento: Água

Fertilidade, felicidade e Amor.

Ciclâmem

Planeta: Vênus

Elemento: Ar

Proteção, fertilidade e amor.

Cinco-em-rama

Planeta: Júpiter

Elemento: Fogo

Afastamento de adversidades, sorte.

Cipreste (Cupressus spp.)

. Planeta: Saturno

. Elemento: Terra

Saúde e tranqüilidade. A fumaça do cipreste pode ser usada para consagrar instrumentos mágicos.

Confrei (Symphytum officinalis)

Planeta: Saturno

Elemento: Terra

Segurança em viagens.

Coriandro

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Memória, amor e saúde.

Coentro (Coriandrum sativum)

. Planeta: Marte

. Elemento: Fogo

Usado em feitiços de amor.

É um estimulante que atua no corpo completamente, trazendo força, coragem e determinação que nos dá capacidade e energia para enfrentarmos nossos medos. Colocando algumas sementes no vinho, torna-se uma infalível poção de amor. Um banho das sementes de coentro com pétalas de rosa vermelha e uma colher de café de mel torna a pessoa muito mais atraente. Usada em banhos, culinária e defumação.

Cominho (Carum carvi)

. Planeta: Mercúrio

. Elemento: Ar

Usado em encantamentos de amor para atrair a pessoa amada.

Cravo (flor)

. Planeta: Sol

. Elemento: Fogo

Energia física e mágica, amor.

Cravo da Índia

Planeta: Júpiter

Elemento: Fogo

Memória, coragem, proteção, cura, prosperidade.

Crisântemo

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Usado para proteção.

Damasco

Planeta: Vênus

Elemento: Ar

Usado para Amor.

Dedaleira (Digitalis purpurea)

(Cuidado Planta Muito Tóxica)

Seu nome em inglês (foxglove) deriva do nome do inglês antigo foxes glofa, ou "dedos de uma luva". Os antigos achavam que as marcas existentes nas flores eram as impressões digitais das fadas e associavam esta flor a elas. Para os vitorianos, a flor simbolizava falta de sinceridade. A semente contém digitális e são venenosas.

Dente de leão (Taraxacum officinale)

Planeta: Júpiter

Elemento: Ar

Realização de desejos. É uma planta que transmite força e coragem. Quando uma semente de dente de leão chega a nós longe de um campo onde existe a planta, é sinal de que alguém está trazendo uma mensagem para a pessoa.

Dill (Anethum graveolens)

. Planeta: Mercúrio

. Elemento: Fogo

Usado em feitiços de amor. Pendurado em quarto de crianças para protegê-las. Em tempos antigos o dill era usado para se proteger contra bruxarias.

Erva Cidreira ou Melissa (Melissa officinalis)

Planeta: Júpiter

Elemento: Ar

Traz tranqüilidade a alma e ao coração, abrindo a mente e coração para que as emoções e os medos sejam trabalhados. Usada também para dinheiro e purificação.

Erva Doce (Pimpinella anisum)

Planeta: Júpiter

Elemento: Fogo

Proteção, purificação e juventude.

Ervilha

Planeta: Vênus

Elemento: Água

Fertilidade e Amor.

Espinheiro (Crataegus oxyacantha)

. Planeta: Marte

. Elemento: Fogo

Usado em "saquinhos" de proteção. Na antiga Grécia e Roma, era associado a felicidade no casamento. Pode ser queimado como incenso quando você precisar de energia e dinamismo em sua vida, e quando precisar refletir sobre sua vida.

Estragão

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Eliminação de doenças e proteção.

Eucalipto (Eucalyptus globulus)

. Planeta: Lua

. Elemento: Ar

Usado em rituais de cura, e em feitiços de todos os tipos. Pode ser utilizado para cura colocando as folhas em volta de uma vela azul e em seguida queimá-la. Também pode ser pendurada em volta do pescoço para curar resfriados e dores de garganta.

Eufrásia

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Esclarecimento de situações, revelação de segredos e poderes psíquicos.

Faia Negra

Planeta: Saturno

Elemento: Terra

Realização de Desejos

Feijão

Planeta: Mercúrio

Elemento: Ar

Eliminação de energia, reconciliação de pessoas separadas e atração de amor.

Figueira

Planeta: Júpiter

Elemento: Fogo

Clarividência, energia sexual e amor.

Framboesa

Planeta: Vênus

Elemento: Água

Amor, conquistas e proteção.

Freixo (Fraxinus excelsior)

. Planeta: Sol

. Elemento: Água

Usado para fazer vassouras, e bastões de cura. As folhas deixadas embaixo do travesseiro induz a sonhos psíquicos. A folha pode ser trazida no bolso para atrair boa fortuna.

Gardênia (Gardenia spp.)

. Planeta: Lua

. Elemento: Água

Paz e espiritualidade. Use as flores para atrais amor.

Gengibre (Zingiber officinale)

Planeta: Saturno

Elemento: Fogo

Energia mágica, sexo, amor, dinheiro, coragem. É grande potencializador. No hemisfério sul é o principal substituto da mandrágora, erva usada para estimular sexualmente a pessoa amada. Atrai forças astrais. Salpicar pó de gengibre sobre o dinheiro traz abundancia.

Gergelim

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Dinheiro e Prosperidade.

Gerânio

Planeta: Vênus

Elemento: Água

Alegria e proteção.

Girassol (Helianthus annus)

. Planeta: Sol

. Elemento: Fogo

Realização de desejos e fertilidade. Traz bênçãos do Sol em qualquer jardim no qual ele cresce.

Guiné (Petiveria alliacea)

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Essa erva possui características purificadoras de negatividades que, acumuladas, cria estados de tensão em todo o corpo. Ativa o elemento fogo para dissipá-las, agindo como um “antigripal” da aura humana.

Hera (Hedera spp.)

. Planeta: Saturno

. Elemento: Água

Proteção, saúde e amor. Guarda e protege a casa, de quem possui essa planta.

Hissopo

Planeta: Júpiter

Elemento: Fogo

Usado para purificação.

Hortelã (Mentha piperata)

. Planeta: Vênus

. Elemento: Ar

Usado em encantamentos de cura, tomar banho com hortelã também é ótimo para curar, e também pode ser usado como incenso. Purifica ambientes e pessoas, fazendo com que abandonem perspectivas limitadas, e faz com que a pessoa desenvolva a calma e a paciência e tenha maior controle de suas ações.

Ipérico

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Exorcismos, sonhos proféticos e afastamento de pesadelos.

Íris (Iris florentina ou Iris germanica)

. Planeta: Vênus

. Elemento: Água

Usado para atração de amor e poderes extra-sensoriais.

Jacinto

Planeta: Vênus

Elemento: Água

Amor, paz e bons sonhos.

Jasmim (Jasminum officinale ou Jasminum odoratissimum)

. Planeta: Lua

. Elemento: Água

Amor, paz, espiritualidade, sexo e bons sonhos.

Junípero (Juniperus communis)

. Planeta: Sol

. Elemento: Fogo

Proteção, purificação e recuperação. O ramo de junípero é usado para evitar acidentes. O grão seco tem a propriedade de atrair amor. Essa planta protege a casa contra roubo.


Laranja (Citrus sinesis)

. Planeta: Sol

. Elemento: Água

Energia e purificação. A casca seca de laranja é usada em feitiços de amor e fertilidade, e como incenso solar. É um símbolo tradicionalmente chinês de sorte e prosperidade.

Lavanda (Lavendula vera ou Lavendula officinale)

. Planeta: Mercúrio

. Elemento: Ar

Usado em banhos ou como incenso para purificação. Jogar lavanda no fogo no solstício de verão é um tributo aos Deuses e também nos dá visão e inspiração. Usado também em banhos para curar, e para atrair homem. O perfume da Lavanda induz ao sono. Excelente para dar claridade e coerência em trabalhos mágicos e concentrar a visualização. Esta flor e amplamente usada para perfumar gavetas e roupas, mas também é útil para se conquistar amor, dinheiro e espíritos prestativos. O nome deriva da palavra latina lavare, "lavar". Os romanos colocavam um ramo de lavanda na roupa suja que ia ser lavada e também entre os lençóis e cobertores. Um símbolo da desconfiança, esta flor era colocada nas casas para se evitar a discórdia conjugal.

A alfazema é relacionada ao poder de projetar nosso corpo astral com maior facilitada, inalar ou tomar o chá de alfazema traz um sono tranqüilo e permite que o corpo astral conheça novas dimensões. A alfazema usada na limpeza da casa, diluída ou misturada na água, ajuda a afastar espíritos malignos do lar.

Limão

Planeta: Lua

Elemento: Água

Purificação e energia física.

Lilás

Planeta: Vênus

Elemento: Terra

Amor e Purificação.

Lírio

Planeta: Vênus

Elemento: Água

Amor, proteção e poderes psíquicos.

Losna

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Amor e proteção.

Louro (Lauris noblis)

. Planeta: Sol

. Elemento: Fogo

Purificação, saúde, proteção e prosperidade. As folhas podem ser queimadas ou mastigadas para induzir visões. Usado como amuleto para evitar as negatividades. As folhas deixadas embaixo do travesseiro induzem a sonhos proféticos. Manter um pé de louro em casa protege todos os que moram nela de doenças.

Lúpulo

Planeta: Marte

Elemento: Água

Saúde e proteção.


Maçã (Pyrus malus)

. Planeta: Vênus

. Elemento: Água

Muito usada em feitiços de amor há milhares de anos. O suco da maçã pode substituir o vinho, quando for realizar um feitiço ou algum ritual. A madeira da macieira pode ser usada para fazer bastões, e utilizá-lo para realizar feitiços de amor. Atrai o amor e bons sonhos.

Madressilva

Planeta: Júpiter

Elemento: Terra

Prosperidade, dinheiro, conhecimentos ocultos.

Magnólia

Planeta: Vênus

Elemento: Água

Usada para Amor.

Malva (Malva sylvestris)

Planeta: Vênus

Elemento: Água.

Ritos de Amor, afastamento de negatividade. Suaviza os ânimos e estimula a paixão. Desperta a sensibilidade dos homens, basta colocar embaixo dos lençóis.

Malvisco

Planeta: Lua

Elemento: Água

Poderes psíquicos e proteção.

Mamona (Ricinus communis)

Planeta: Saturno

Elemento: Terra

Absorção de negatividade e proteção.

Mandrágora (Mandragora officinarum)

. Planeta: Mercúrio

. Elemento: Terra

Uma erva muito poderosa para proteger o Lar. A raiz pode ser usada para curar a impotência masculina.

Para carregar a mandrágora com seu poder pessoal, deixe-a em sua cama durante 3 dias durante a lua cheia. Usada para dar coragem.

Manjericão ou Alfavaca (Ocimum basilicum)

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Amor, exorcismos, clarividência e cura. Comer uma folhinha de manjericão em jejum ajuda a limpeza e equilíbrio dos chakras. Aumenta a vitalidade e seu poder de atração. O manjericão diminui a ansiedade e um ótimo afrodisíaco.

Manjerona (Origanum majorana)

. Planeta: Mercúrio

. Elemento: Ar

Usado em feitiços de amor. Coloque um pedaço dessa erva em todos os cômodos da casa para ter proteção.

Maracujá (Passiflora sp)

Planeta: Vênus

Elemento: Água

Paz, harmonia e fortalecimento de uniões. Para fortalecer laços de amizades entre você e um amigo ofereça a ele uma flor de maracujá, esses laços ficarão muito mais fortes. As flores de maracujá estimulam a beleza. Suas flores e frutos podem ser usadas em chá, banho e culinária.

Margarida (Bellis perennis)

Planeta: Vênus

Elemento: Ar

Sorte e amor. As margaridas estão associadas as celebrações da primavera e do verão: decorar a casa na noite do verão, traz felicidade para o lar e atrai as fadas.

Meimendro (Hyoscyamus niger)

. Planeta: Saturno

. Elemento: Terra

Venenoso! Properidade, e amor. Usado para atrair o amor de uma mulher. Também usado em adivinhação salpicando meimendro na água (scrying).

Melão

Planeta: Lua

Elemento: Água

Usado para obtenção de Saúde.

Menta

Planeta: Mercúrio

Elemento: Ar

Energia física, sabedoria e prosperidade.

Milho

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Proteção, sorte e prosperidade.

Mirra (Commiphoria myrrha)

. Planeta: Júpiter

. Elemento: Água

Espiritualidade e meditação. Usado como incenso protetor e purificador. Também pode ser usado para consagrar instrumentos mágicos.

Monsenhor

Planeta: Vênus

Elemento: Terra

Usado para proteção.

Morango

Planeta: Vênus

Elemento: Água

Amor, sorte e amizade.

Mostarda

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Proteção, prosperidade e fertilidade.

Murta (Myrica cerifera)

. Planeta: Vênus

. Elemento: Água

Sagrado para Vênus, é usado em feitiços de amor de todos os tipos. Ter murta em casa atrai sorte. Use as folhas de murta para atrair amor, e a madeira para preservar a juventude. Use a madeira para fazer encantamentos.

Narciso

Planeta: Vênus

Elemento: Água

Usado para Amor.

Nenúfar

Planeta: Lua

Elemento: Água

Sonhos lúcidos, visões e projeções astrais.

Noz (Juglans regia)

. Planeta: Sol

. Elemento: Fogo

Saúde e conquista de objetivos. Use a noz em encantamentos para promover a fertilidade e fortalecer o coração.

Noz-moscada (Nux moschata)

. Planeta: Júpiter

. Elemento: Ar

Energia mágica e física, dinheiro e clarividência.


Olíbano (Boswellia carterii)

. Planeta: Sol

. Elemento: Fogo

Espiritualidade, meditação e proteção.

Oliva (Olea europaea)

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Paz, proteção, saúde e amor. É um símbolo de paz e prosperidade.

Orquídea

Planeta: Vênus

Elemento: Ar

Ritos de Amor.


Papoula

Planeta: Saturno

Elemento: Terra

Afastamento de pessoas indesejadas, atração de sorte, proteção e dinheiro.

Patchouli (Pogostemon cablin ou Pogostemon patchouli)

. Planeta: Saturno

. Elemento: Terra

Afrodisíaco. Fortalece o magnetismo e traz prosperidade. Estimula a adivinhação do futuro. Carregar na carteira um ramo de patchuli atrai dinheiro e sucesso. Usamos a planta toda para banho e defumação.

Pepino

Planeta: Lua

Elemento: Água

Saúde, libido e fertilidade masculina.

Pera

Planeta: Vênus

Elemento: Água

Saúde e Amor.

Pervinca (Vinca minor L.)

Planetas: Saturno

Elemento: Água

Amor, longevidade e proteção. A Pervinca é um dos ingredientes básicos para a preparação de filtros de Amor e remédios afrodisíacos.

Os italianos chamam esta flor azul de a "flor da morte", enquanto os franceses a conhecem como a "violeta da feitiçaria" e a flor da Virgem. Ela e associada à morte devido a tradição de que as almas dos mortos vivem dentro dela. Ela simboliza um longo relacionamento.

Pimenta (Capsicum spp.)

. Planeta: Marte

. Elemento: Fogo

Usado em feitiços de proteção.

Pinheiro

Planeta: Marte

Elemento: Ar

Saúde, purificação, proteção e prosperidade.

Poejo (Mentha pulegium)

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Aumento de força física, proteção e paz.

Primavera (Bougainvillea sp)

Planeta: Vênus

Elemento: Terra

Paz, prosperidade, serenidade. Assim como a estação, a flor de Primavera permite com que as pessoas vejam a vida com a beleza que existe nas coisas simples, e que deixem seus corações mais leves. Por despertar sensações agradáveis estimula a criatividade e a arte do improviso.

Prímula

Planeta: Vênus

Elemento: Ar

Conservação da juventude, e fortalecimento da saúde.

Quelidônia

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Clarividência e percepção extra-sensorial.

Ripsális (ripsális spp)

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Fertilidade masculina, sorte, prosperidade, proteção. No hemisfério sul é a substituta do visgo.

Romã (Punica granatum)

Planeta: Mercúrio

Elemento: Terra

Sabedoria, fertilidade feminina, realização de desejos, amor, proteção, espiritualidade e força espiritual.

Rosa (Rosa spp.)

Planeta: Vênus

Elemento: Água

Amor, sexo, aumento da libido, beleza. Beba um chá de rosas parar ter sonhos adivinhatórios, ou para melhorar a beleza. Usados como incenso ou em encantamentos, para dormir, atrair amor e curar. Sonhar com rosas significa, sucesso no amor, fortuna.


Sabugueiro(Sambucus nigra)

. Planeta: Lua

. Elemento: Ar

Proteção, inteligência, concentração, conhecimentos ocultos, espiritualidade. Os galhos podem ser usados para fazer varinhas mágicas.

Salgueiro (Salis alba)

. Planeta: Lua

. Elemento: Água

Proteção, intuição, cura, espiritualidade. Os bastões feitos com a madeira do salgueiro têm a propriedade de cura. O salgueiro traz bênçãos da Lua para aqueles que o tem em sua propriedade. O salgueiro pode ser usado para fazer a vassoura mágica.

Salsa (Carum petroselinum)

. Planeta: Mercúrio

. Elemento: Ar

Purificação e proteção. Na antiga Grécia e Roma era um símbolo de morte, e era usada nas coroas de flores em túmulos. Era sagrado para Perséfone e usado em ritos funerários.

Sálvia (Salvia officinalis)

Planeta: Mercúrio

Elemento: Terra

Purificação, limpeza astral e proteção. Usada também em encantamentos de cura e prosperidade. Promove a longevidade e saúde.

Samambaia

Planeta: Júpiter

Elemento: Água

Prosperidade e proteção. É uma planta extremamente poderosa para a proteção da casa.

Sândalo (Santalum album)

Planeta: Lua

Elemento: Ar

Espiritualidade, intuição, realização de desejos. Usado como incenso para purificar, curar e proteger.

Sangue de Dragão (Daemonorops draco ou Dracaena draco)

. Planeta: Marte

. Elemento: Fogo

Usado em feitiços de amor e proteção. Um pedaço colocado debaixo da cama ajuda a curar a impotência. Carregue um pedaço com você para sempre ter sorte. Pode ser dissolvido e usado no banho para uma poderosa purificação. O sangue de dragão também é usado para fazer tinta mágica. No Hemisfério sul é substituído pelo urucum.

Tâmara

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Ritos de Fertilidade e libido.

Tanchagem

Planeta: Vênus

Elemento: Água

Força de vontade, saúde, proteção e afastamento de pessoas e obstáculos.

Tília (Tilia europaea)

. Planeta: Júpiter

Associado ao amor conjugal e a longevidade.

Tomate (Solanum lycopersicum)

Planeta: Marte

Elemento: Água

Proteção espiritual, prosperidade e fertilidade.

Tomilho (Thymus vulgaris)

. Planeta: Sol

. Elemento: Ar

Coragem, inspiração, dinheiro e prosperidade.

Trevo (Trifolium spp.)

Planeta: Mercúrio

Elemento: Terra

Associada a Deusa Tríplice. Usado em rituais de beleza e juventude. O trevo de quatro folhas, pode ser usado para ver fadas, curar doenças, e em feitiços de boa sorte. Sonhar com trevo significa fortuna principalmente para pessoas jovens.

Trigo

Planeta: Vênus

Elemento: Terra

Fertilidade, prosperidade e abundância.

Tulipa

Planeta: Saturno

Elemento: Terra

Usada para purificação.

Urtiga (Urtica dioica)

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Bloqueio de energia nociva, pessoas indesejadas e fortalecimento da saúde. Encha um pote com urtiga para mandar más vibrações e maldições de volta para quem te mandou. Usado em feitiços de proteção. Usado para dar coragem. Foi considerado como antídoto contra vários venenos.

Urucum (Bixa orellana)

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Proteção, exorcismos, limpeza astral e guerra. Carregue um pedaço com você para sempre ter sorte. Pode ser dissolvido e usado no banho para uma poderosa purificação. Também é usado para fazer tinta mágica.

Uva

Planeta: Lua

Elemento: Água

Fertilidade, libido, potência sexual, intuição, poder astral.

Valeriana (Valeriana officinalis)

Planeta: Mercúrio

Elemento: Ar

Proteção, sabedoria, discernimento, purificação e união.

Verbasco

Planeta: Saturno

Elemento: Terra

Proteção espiritual, fortalecimento de saúde e afastamento de energias negativas.

Verbena (Verbena sp)

Planeta: Vênus

Elemento: Ar

Espiritualidade, Amor e purificação. Uma erva e também uma flor, a verbena era considerada sagrada por muitas culturas que a consideravam uma planta de mistério e encantamento. No Egito, era um símbolo das lágrimas de Ísis. Os sacerdotes gregos a carregavam nas vestes e a usavam para purificar os altares de Zeus. Os druidas celtas e os antigos persas acreditavam que a verbena não apenas purificava como também favorecia as visões e a adivinhação. As igrejas cristãs a usavam na preparação da água-benta. Sendo uma das ervas celtas mais sagradas, a verbena era colocada nos altares como uma oferenda. Queime-a para repelir o ataque psíquico. Ela também é usada para purificar, atrair riqueza e se encontrar o amor.

Boa para adivinhação serve para fazer um filtro de amor irresistível. Aumenta a prosperidade. Se colocarmos quatro folhas dentro de vinho e aspergirmos esse vinho num salão de festas, todos os convidados ficarão divertidos, pois ele desfaz a raiva. Algumas gotas de óleo de verbena auxilia para satisfazer os desejos do coração. Calmante, combate a inquietação, insônia, desânimo e desequilíbrio. Usamos a erva em banhos.

Vetiver

Planeta: Vênus

Elemento: Terra

Proteção, dinheiro e amor.

Violeta (Saintpaulia ionantha)

Planeta: Vênus

Elemento: Terra

Espiritualidade, proteção e amor. Usada nos antigos filtros de amor, esta flor simboliza a fidelidade, a modéstia e um amor constante.

Visco (viscum album)

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Fertilidade masculina, sorte, prosperidade, proteção. No hemisfério sul é substituída pela Ripsális.

Zimbro

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Proteção, saúde, purificação, potencia sexual masculina.

IV. Sachês de Ervas Mágicas

Um dos usos mais comuns das ervas na Magia é através de saches mágicos ou, como se diz no Brasil, “patuás”. Trata-se simplesmente de confeccionar um saquinho costurado com ervas secas dentro, a cor do tecido varia conforme o desejo, normalmente utiliza-se as correspondências planetárias: Amarelo – Sol, Cinza – Lua, Vermelho – Marte, Laranja – Mercúrio, Azul – Júpiter, Verde – Vênus, Preto - Saturno. Segue algumas sugestões:

Para prosperidade:

2 colheres de café de louro em pó;

1 pitada de cravo da índia em pó;

1 punhado de alecrim;

13 pedaços de canela em rama;

1 saquinho de tecido azul;

Coloque todos os itens no saquinho. Feche-o dando 3 nós.

Para Amor:

1 punhado de hibisco seco;

1 punhado de canela em pó;

1 punhado de pétalas de rosa (cor de rosa);

1 semente de cumaru;

1 fava de baunilha;

1 pedaço de cobre;

1 quartzo rosa;

1 saquinho rosa ou verde;

Coloque todos os itens no saquinho. Feche-o dando 6 nós.

Para Saúde:

1 punhado de jasmim;

1 punhado de alecrim;

Raspas de fumo de corda;

1 punhado de bétula;

1 quartzo verde;

1 saquinho amarelo;

Coloque todos os itens no saquinho. Feche-o dando 3 nós.

Para esquecer uma paixão:

1 punhado de calêndula;

Raspas de noz moscada;

1 punhado de cipreste;

1 turmalina negra;

1 saquinho azul claro;

Coloque todos os itens no saquinho. Feche-o dando 13 nós.

Para Sucesso:

1 colher de café de açafrão em pó;

1 colher de café de sementes de mostarda;

3 favas de cumaru;

7 folhas de menta;

1 colher de café de sangue de dragão em pó;

1 pirita;

1 saquinho laranja;

Coloque todos os itens no saquinho. Feche-o dando 7 nós.

Para Proteção:

1 punhado de verbena;

1 punhado de arruda;

1 punhado de cravos da índia;

1 colher de café de mirra;

1 hematita;

1 saquinho preto;

Coloque todos os itens no saquinho. Feche-o dando 9 nós.

Para atrair Sorte:

1 punhado de flores de laranjeira;

1 punhado de sálvia;

7 pétalas de rosas amarelas;

1 punhado de olíbano;

1 colher de sopa de visco;

1 saquinho branco;

Coloque todos os itens no saquinho. Feche-o dando 3 nós.

Para afastar más energias:

1 punhado de alfazema;

1 punhado de alecrim;

1 espinho de um cacto;

1 pedaço de ferro;

1 pitada de pimenta da Jamaica;

1 saquinho vermelho;

Coloque todos os itens no saquinho. Feche-o dando 9 nós.

Para aumentar a Percepção Extra-sensorial e Intuição:

1 punhado de cinco-em-rama;

1 punhado de Artemísia seca;

1 punhado de verbena;

1 pedra da lua;

1 saquinho preto;

Coloque todos os itens no saquinho. Feche-o dando 13 nós.

Para atrair Oportunidades na Carreira Profissional:

1 punhado de visco;

1 punhado de cedro;

1 punhado de folhas de carvalho;

1 punhado de folhas de eucalipto;

1 punhado de louro;

1 pitada de canela em pó;

1 saquinho verde;

Coloque todos os itens no saquinho. Feche-o dando 4 nós.

Após confeccionar os saches de ervas é necessário encantá-lo. Basta deixar que a luz da Lua atinja-o memorizando o intuito pretendido com o sachê.

V. Banhos de Ervas

Atualmente, no Brasil, os banhos de ervas, folhas e flores sofrem a influência de diversas culturas. Este conhecimento garante que os banhos podem lavar o corpo e a alma, renovando as energias da aura humana, espantando a má sorte e atraindo a felicidade para nós. É só comprovar, pois há banho para tudo.

Dicas Importantes

1. Os banhos devem ser acompanhados de preces pessoais espontâneas e sinceras. Peça. Converse com os Deuses.

2. As flores e ervas frescas não devem ser fervidas. O valor energético das mesmas se perderá.

3. Caso não consiga flores e ervas frescas, você pode usá-las secas. Neste caso, poderá colocá-las em água fervente e abafá-las. Evite fervê-las.

4. Se estiver sentindo frio, acrescente ao banho, já preparado, uma quantidade de água mineral quente.

5. Os resíduos dos banhos devem ser devolvidos à natureza. Coloque os resíduos num jardim ou no mar. Não se joga no lixo flores e ervas utilizadas em banhos energéticos, pois, se forem devolvidas à natureza, servirão como adubo.

6. Na verdade não existe mal algum em jogar uma mistura de sal grosso e água na cabeça. Afinal de contas, nós não tiramos a cabeça para entrar no mar, onde há maior concentração de sal que nos banhos de limpeza energética. O que causa desconforto e cansaço é manter o sal no corpo por muito tempo. Por isso, três horas após um banho com sal grosso, banhe-se apenas com água, caso use o banho da cabeça aos pés.

7. Banhos preparados com ervas como arruda, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge e pára-raios não devem tocar a cabeça. Podem causar cansaço, letargia, dores e insônia. Evite-as.

Para atrair o Amor

2 litros de leite

4 colheres de mel

1 maçã vermelha ralada

2 pauzinhos de canela

Ferva o leite e acrescente os demais ingredientes. Deixe esfriar. Coe e use após o banho higiênico, da cabeça aos pés. Cubra a cabeça com uma toalha e vista-se sem enxugar-se, ou coloque um roupão.

Para Paixão

1 maçã vermelha ralada

1 maço de salsa fresca

4 litros de água mineral

4 colheres de mel de flor de laranjeira

No primeiro dia da lua cheia, coloque a água numa vasilha grande e acrescente os demais ingredientes. Coloque a vasilha num local onde possa receber o frescor da noite e a luz da lua cheia. Na manhã seguinte, coe a mistura e utilize-a, após o banho habitual, da cabeça aos pés. Cubra a cabeça com uma toalha e vista-se sem enxugar-se, ou coloque um roupão. Os homens devem retirar a salsa e utilizar o banho apenas com os outros ingredientes.


Para Fartura e Prosperidade

4 litros de água mineral

6 paus de canela pequenos

1 colher de chá de noz moscada ralada

6 folhas de louro

1 colher de sopa de erva-doce ou funcho

6 moedas douradas ou uma peça de ouro

Pétalas de rosa amarela

Num dia de lua cheia, ferva a água e acrescente os demais ingredientes, exceto as pétalas da rosa amarela. Coe. Guarde as peças de ouro e as moedas. Deixe esfriar e antes de utilizá-lo, acrescente as pétalas de rosa. Tome o seu banho habitual e utilize a mistura derramando-a generosamente da cabeça aos pés. Cubra a cabeça com uma toalha e vista-se sem enxugar-se, ou coloque um roupão.


Para Sorte e Harmonização

4 litros de água mineral

2 colheres de sopa de óleo de amêndoa para o corpo

10 gotas de essência de rosas

Pétalas de rosa branca, lírio e angélica

1 quartzo branco bruto

1 quartzo rosa bruto

1 citrino bruto

1 ametista

Numa noite de lua crescente, coloque todos os ingredientes numa vasilha grande e deixe-a num local onde possa receber o frescor da noite e a luz da lua. Na manhã seguinte, após o banho higiênico, banhe-se na mistura, comprimindo as pétalas de rosa sobre a pele do corpo. Não se enxugue. Vista-se com um roupão e enrole uma toalha nos cabelos. Vista-se com roupas claras.


Para Proteção Espiritual

10 ramos de alecrim fresco, sem os galhos

30 gotas de essência de verbena

1 punhado de sal grosso

4 litros de água mineral

Ferva a água, desligue a chama e coloque os ramos de alecrim e o sal grosso. Deixe esfriar. Macere o alecrim com as mãos, como quem esfrega uma roupa. Antes de utilizar o banho, acrescente as gotas de verbena. Banhe-se do pescoço para baixo e deixe a água secar naturalmente ou use um roupão. Duas horas depois, tome uma chuveirada, se estiver sentindo um sono anormal.


Para retirar a negatividade

4 litros de água mineral

2 punhados de sal grosso

2 dentes de alho roxo cortados em cruz

5 galhos de arruda macho

5 galhos de arruda fêmea

Ferva a água com os dentes de alho cortados. Quando a água estiver morna, acrescente a arruda, tratando de macerá-la, até que esteja totalmente desfeita. Misture o sal. Deixe esfriar e coe. Use do pescoço para baixo, após o banho habitual. Passadas duas horas, tome uma chuveirada de água morna ou fria. Faça na lua minguante.

VI. HERBÁRIO DE CURA

Preparações caseiras

Ensinar a fazer um chá pode parecer ridículo e até ofensivo, porque é lógico que qualquer pessoa pode fazer uma bebida com água quente e um punhado de ervas frescas ou secas.

Mas, como estamos falando de chás que serão tomados para curar alguma coisa ou pelo menos aliviar alguma dor, certas regras básicas deverão ser seguidas, como os cuidados com o recipiente, que deve ser de vidro ou porcelana, e com a água, que deve ser pelo menos filtrada para diminuir um pouco a quantidade de produtos químicos adquiridos no tratamento. Da mesma forma, as outras preparações caseiras exigem sempre cuidado e limpeza. Os vidros utilizados devem estar escrupulosamente limpos, lavados com detergente e depois postos para secar no forno, dentro de uma assadeira (por isso, não podem ser vidro muito fino). Por fim, os produtos utilizados, como os óleos vegetais, devem ser sempre de ótima qualidade.

Preparados Avançados

Banho de imersão: Recomenda-se usar decocção, sal aromático, óleos, óleos essenciais, tintura ou extrato alcoólico. Pode ser feito em diferentes temperaturas, de acordo com o efeito desejado. O banho morno é indicado para relaxar o corpo e a musculatura e acalmar irritações na pele, inflamações e reações alérgicas. O banho quente ajuda a estimular a circulação, tratar de extremidades frias (mãos e pés) e eliminar as toxinas do corpo.

Modo de fazer:

1. Encha uma banheira com água de acordo com a temperatura desejada.

2. Escolha a planta que será usada e deixe o preparado pronto com antecedência.

3. Despeje na banheira a substância até que sentir o aroma impregnando o ambiente.

4. Imerja o corpo na água e fique nela por, no máximo, 20 minutos.

Bochecho e gargarejo: Usa-se a infusão ou a decocção. O objetivo é tratar de problemas gerais da boca, como inflamação das mucosas, aftas, língua rachada, dentes manchados, mau hálito e gengivas fracas.

Modo de fazer:

1. Prepare a infusão ou a decocção.

2. Espere amornar e então faça o bochecho ou o gargarejo.

3. Jogue fora a solução.

4. Repita esse processo pelo menos três vezes ao dia.

Borrifo d’água (spray): Usa-se a infusão ou suco coado, feito com água mineral. Não utilize de forma alguma frutas ácidas, pois podem causar queimaduras no rosto. Outra opção é usar água de coco ou ainda água mineral misturada com algumas gotas de óleo essencial de sua preferência. Para tanto, não se esqueça de que é preciso antes diluir o óleo essencial em um pouquinho de óleo carreador. O objetivo é refrescar e hidratar a pele.

Modo de fazer:

1. Escolha o tipo de líquido desejado.

2. Coloque tudo em um pequeno borrifador.

3. Em momentos de muito calor e secura da pele, borrife no rosto e no pescoço.

Cataplasma: Recomenda-se usar as plantas em estado fresco. No entanto, se não dispuser de plantas frescas, você poderá também usar as plantas secas, na forma de pó. O objetivo do cataplasma é aquecer o local em que é aplicado, umedecer e estimular a circulação.

Modo de fazer:

1. Separe as partes da planta que lhe interessam e lave-as cuidadosamente.

2. Promova a trituração dos elementos. No caso de legumes e frutas, transforme-os em purê.

3. Misture tudo em água quente ou em algum outro líquido, que poderá ser a infusão feita de alguma planta medicinal ou ainda uma tintura diluída em água.

4. Aplique no local, diretamente sobre a pele.

Compressa úmida: Recomenda-se usar a infusão, a decocção ou a tintura. Pode ser feita em diferentes temperaturas, de acordo com o efeito desejado. Usa-se compressa fria para tratamento de contusão, torção, dor muscular, inchaço nas pernas, olhos e pele congestionados e problemas inflamatórios gerais. A compressa morna é usada principalmente para acalmar peles irritadas e avermelhadas e relaxar músculos doloridos. A compressa quente é usada para estimular a circulação do corpo e ajudar na eliminação de toxinas pela pele. Para fazer a compressa, você precisa ter dois panos. Um deles, feito de algodão puro, vai direto em contato com a pele. O outro, feito de flanela, vai por cima do primeiro, para ajudar a manter a umidade e a temperatura em equilíbrio.

Modo de fazer:

1. Escolha a planta que será utilizada e prepare sua infusão, sua decocção ou ainda use sua tintura diluída em água. Você pode usar também o óleo essencial, que deverá ser diluído previamente em óleo carreador e depois diluído em água.

2. Analise o problema a ser tratado e escolha a temperatura ideal.

3. Mergulhe o pano de algodão no líquido.

4. Aplique diretamente sobre a pele e cubra em seguida com o pano de flanela.

Escalda-pés: Recomenda-se usar infusão, sal aromático, decocção ou óleo essencial, diluído previamente em um pouquinho de óleo carreador. É indicado para acalmar e tirar as dores de pés cansados e inchados, estimular a circulação, relaxar e descongestionar. Seu efeito pode até se propagar por todo o corpo.

Modo de fazer:

1. Aqueça bem o líquido que será usado. No caso de se usar o óleo essencial, ferva uma chaleira de água mineral.

2. Coloque o líquido em uma bacia. Para usar o óleo essencial, despeje a água fervida na bacia e então pingue o óleo.

3. Quando alcançar uma temperatura suportável, mergulhe os pés nela e relaxe, mantendo o corpo sempre bem aquecido.

4. Mantenha os pés mergulhados por, no máximo, 20 minutos.

Ungüento: Usa-se a planta em estado fresco. Indicado para casos de contusão, torção, luxação e dor muscular.

Modo de fazer:

1. Escolha a planta e lave-a cuidadosamente.

2. Triture a planta no cadinho para extrair dela um líquido escuro.

3. Misture esse líquido em um pouco de gordura vegetal. Você poderá ainda adicionar um pouco de cera de abelhas para dar uma consistência mais pastosa.

4. Leve tudo ao fogo baixo e mexa até derreter e obter uma mistura homogênea.

5. Aplique sobre o local afetado quando a mistura atingir uma temperatura suportável.

Vaporização: Usa-se principalmente o óleo essencial. Serve para limpar a pele, descongestionar e acalmar.

Modo de fazer:

1. Ferva uma chaleira de água mineral.

2. Retire do fogo e despeje o conteúdo numa vasilha.

3. Pingue de 5 a 8 gotas de óleo essencial, previamente diluído em um pouco de óleo carreador.

4. Cubra a cabeça e a vasilha com uma toalha limpa e deixe o vapor agir por alguns minutos.

VII. GUIA MEDICINAL

ABACATEIRO – Persea gratissima – Diurético, ativa a excreção biliar, regulariza o fluxo menstrual, carminativa e antiséptico das vias respiratórias.

ABUTUA – Chodrodendron platyphyllus – Afecções renais, inflamações na bexiga.

ACEROLA – Fonte de vitamina C, indicado na gripe e resfriado.

ACONITO – Aconitum napellus – Empregado na gripe, corisa e laringite.

AGAR AGAR – Gelidium corneum – Laxativo, inibidor do apetite e protéico.

AGONIADA – Plumeria lanciflora – Inflamações do útero e cólicas menstruais.

AGRIÃO – Nasturtium officinalis – Expectorante, descongestionante das vias respiratórias,tosse e brônquite.ALCACHOFRA – Cynara scolymus – Diminui o colesterol, colerético e ativa a excreção biliar.

ALCAÇUZ – Periandra mediterrânea – Estomáquico, béquico e descongestionante das vias respiratórias, úlceras pépticas, dor de garganta e tosse.

ALECRIM – Rosmarinus officinalis – Dispepsias, esgotamento físico e mental.

ALFACE – Lactuca sativa – Irritações do intestino, afecções da pele e insônia, emoliente.

ALFAFA – Medicago sativa – Protéico, alto valor nutritivo, convalescenças e aumenta a lactação.

ALFAVACA – Ocimum basilicum – Bronquites, tosses, gripes e antiespasmódico.

ALFAZEMA – Lavandula officinalis – Hipnagogo, leucorreia, enjôos, vertigens e diurético.

ALGAS MARINHAS – Macrocystis pyrifere – Regimes de emagrecimento (supre vitaminas,iodo e sais minerais).

ALGODOEIRO – Gossipium herbaceum – Regulariza o fluxo menstrual, hemostático e dismenirréia.

ALHO – Allium sativum – Doenças cardíacas, efeito antibiótico e vermífugo.

AMOR DO CAMPO – Triunfetta semitribola – Afecções urinárias, emoliente e adstrigente.

AMORA – Morus nigra – Amigdalites, inflamações da boca e garganta.

ANANAS SELVAGEM – Ananas sativus – Diurético e tosse catarral.

ANGELICA - Angelica archangelica – Anorexia nervosa, tônica e estomáquica e diminui a acidez estomacal.

ANGICO VERMELHO – Piptadenea colubrina – Hemostático, tônico, bronquite e leucorréia.

ANIZ ESTRELADO – Anizum stelatum – Carminativo, estimulante, estomáquico e digestivo.

APERTUA RUÃO – Piper aduncum – Cistites, uretrites, diarréias, úlceras externas e adstrigente.

ARNICA DO CAMPO – Solidago microglossa – Cicatrização e traumas causados por pancada.

ARNICA – Arnica montana – Cicatrização e traumas causados por pancada.

AROEIRA – Schinus terebinthifolius – Balsâmico, depurativo e febrífugo.

ARTEMISIA – Artemisia absinthium – Atonia uterina, regulariza o fluxo menstrual, antiespasmódico, cólicas menstruais e ativa a circulação.

ASSAPEIXE – Vernonia polyantha – Cálculos renais, bronquite e tosse crônica.

AVENA – Avena sativa – Remineralizante, aumenta a lactação, tônico reconstituinte nervoso e nutritiva.

AVENCA – Adianthus capillus – Rouquidão, eliminação do catarro e sedativo da tosse.

BABOSA – Aloe vera – Queimaduras, contusões, queda de cabelo e tônico estomacal.

BANCHA – Thea sinensis – Estimulante digestivo.

BARBATIMÃO – Stryphnodendron barbatimão – Adstrigente, cicatrizante e leucorreia.

BARDANA – Arcthium lappa – Depurativo eficaz, infestações acnéicas e gota úrica.

BATATA PURGA – Exogonium purga – Laxante e purgativo.

BERBERIS – Berberis vulgaris – Hepato-protetor e afecções do fígado.

BERINGELA – Solanum melongena – Hipoglicemiante e diminui o colesterol.

BETERRABA – Beta vulgaris – Auxilia na Digestão.

BÉTULA – Betula alba – Diurético, depurativo, colerético e sudorífico.

BOLDO DO CHILE – Pneumus boldus – Colerético, digestivo, elimina uréia e hepato-protetor.

BONINA – Bellis perenis – Inflamação da boca, faringe e garganta.

CABELO DE MILHO – Zea mayds – Diurético, inchaço nas pernas (gravidez), nefrite, cálculos renais e inflamação na bexiga.

CACTO – Cactus grandiflorus – Diurético e remineralizante.

CAFÉ – Coffea arabica – Diurético, digestivo e estimulante.

CAJUEIRO – Anacardium orientale – Amigdalites, inflamações da garganta e gengiva.

CALENDULA – Calendula officinalis – Cicatrização, antiinflamatório e antisséptico.

CAMBARÁ – Lantana cambara – Balsâmico, expectorante e antiespasmódico.

CANA DO BREJO – Costus spicatus – Cálculos renais, diurético, depurativo.

CANELA DA CHINA – Cinnamomum cassia – Estimulante do apetite e circulação.

CANELA DE SASSAFRÁS – Sassafras sp. – Erupções cutâneas, sudorífico e diurético.

CAPIM CIDRÃO – Cymbopogum citratus – Aromático, digestivo, carminativo e ansiolítico.

CARDO MARINHO – Carduus marianus – Digestivo, aumenta o apetite e hepato-protetor.

CARDO SANTO – Cninus benedictus – Estimulante do apetite, tônico amargo, estomacal e febrífugo.

CAROBINHA – Jacaranda caroba – Diurético, auxilia no tratamento de doenças venéreas, cicatrizante.

CARQUEJA – Baccharis trimera – Estimulante estomacal e hepato-protetor.

CARVALIHA-DO-MAR – Teucrium marum verum – Vermífugo.

CASCA D’ANTA – Drimys winteri – Diurético, estomáquico, anemia, fraqueza, diarréia e dispepsias.

CÁSCARA SAGRADA – Rhamnus purshiana – Estomacal, laxativo, (uso prolongado), purgativo.

CASSAU – Aristoloquia cymbifera – Restabelece o fluxo menstrual, estimulante, tônico e diurético.

CASTANHA DA INDIA – Aesculus hippocastanum – Antihemorroidal, varizes,
flebites varicosas.

CATINGA DE MULATA – Tanacetum vulgare – Tônica, estimulante e anti-helmíntica.

CATUABA – Erythroxylon catuaba – Tônico, estimulante, afrodisíaco e impotência.

CAVALINHA – Equisetum arvensis - Remineralizante, diurético, hemostático e epistase.

CEBOLA – Allium cepa – Doenças cardíacas, efeito antibiótico e vermífugo.

CELIDONIA – Chellidonium majus – Artrite, gota e hidropisia.

CENTELLA ASIATICA – Hydrocotile asiatica – Afecções cutâneas, e antiinflamatório de uso periférico.

CHÁ DE BUGRE – Cordia ecaliculata – Antidiarréico e antireumático.

CHAMOMILLA – Matricaria chamomilla – Antiflatulento, antiespasmódico, cefaléias e sedativo.

CHAPEU DE COURO – Echinodorus macrophyllum – Doenças renais, reumáticas e afecções hepáticas.

CHLORELLA – Chlorella pyrenoidosa – Remineralizante e protéico.

CIPÓ AZOUGE – Apodanthera smilacifolia – Depurativo, anti-sifilítico, feridas e herpes.

CIPÓ CABELUDO – Mikania hisurtissima – Antialbuminúrico, diurético e afecções urinárias.

CIPÓ DE SÃO JOÃO – Pyrostegia venusta – Tônica e antidiarréica.

CIPÓ SUMA – Anchieta salutaris – Depurativo, excita a salivação, furúnculos e herpes.

CIRTOPODIO – Cyrtopodium punctatum – Promove o dreno de furúnculos, abcessos e acnes.

CONFREI – Symphytum officinalis – Cicatrizante, antiinflamatório e úlcera estomacal.

CORDÃO DE FRADE – Leonotis nepetaefolia – Anemia, fraqueza geral, balsâmico e expectorante.

CRATAEGOS – Crataegus oxyacantha – Tônico cardíaco, sedativo, e cardio vascular.

DAMIANA – Turnera afrodisiaca – Incontinência urinária, debilidades e afrodisíaco.

DENTE DE LEÃO – Taraxacum officinalis – Laxante, diurético leve e remineralizante.

DIGITALIS – Digitalis purpurea – Cardiotônico e cardiopatias valvulares.

DORMIDEIRA – Mimosa pudica – Colagogo, resolutivo, usado nos engorgitamentos do fígado e icterícia com apreciável ação laxante.

DOURADINHA – Psychotria xantophylla – Depurativo, diurético e descongestionante das vias respiratórias.

ECHINACEA – Echinacea angustifolia – Antibiótica, estimulante imunológico, antialérgico e tônico linfático.

ERVA BALEEIRA – Cordia curassavica – Antiinflamatório e anti-reumático.

ERVA CIDREIRA – Melissa officinalis – Estomáquico, carminativo e calmante.

ERVA DE BICHO – Polygonum hidropiper – Vermicida, antihemorroidal, diurético, tônico, edemas má circulação.

ERVA DE SANTA MARIA - Chenopodium ambrosioides – Catarro bronquial, parasiticida (pulgas e piolhos).

ERVA DE SÃO JOÃO – Ageratum conyzoides – Reumatismo e desarranjo intestinal.

ERVA DOCE – Pimpinella anisum – Afecções brônquicas e estomático.

ERVA DE PASSARINHO – Struthanthus marginatus – Bronquite, tosse e pneumonia.

ESPINHEIRA SANTA – Maythenus ilicifolia – Úlcera gástrica, gastrites e irritações estomacais.

EUCALIPTO – Eucalyptus citriodora - descongestionante das vias respiratórias, gripe, resfriado e sinusite.

FENO GREGO – Trigonelia foenum – Anemia, astenia e celulite.

FITOLACA – Phytolacca decandra – Antiinflamatório, depurativo e auxilia no tratamento da obesidade.

FUCUS – Fucus vesiculosus – Obesidade, escrófulas e bócio.

FUNCHO – Foeniculum vulgare – Facilita a circulação, cólicas em recém nascidos, diurético e digestivo.

GARCINIA - Garcinia mangostana - Auxiliar nos regimes de emagrecimento.

GARRA DO DIABO – Harpagophytum procumbens – antiinflamatório e antireumático.

GENGIBRE – Zingiber officinalis – Odontágico, aperiente, cólicas, estomáquico e expectorante.

GERVÃO ROXO – Staphytarpheta cayenensis – Males do rim e fígado.

GINKGO – Ginkgo biloba – Vaso dilatador, isquemia cerebral e labirintite.

GINSENG BRASILEIRO – Pfafia paniculata – Tônico, leucocitogênico e antiinflamatório.

GIRASSOL – Helianthus annuus – Enxaqueca, acesso de febre de origem malárica, ou pulmonar, doenças do estômago e resfriado.

GOIABEIRA – Psidium guaiava – Estomáquico, adstrigente, anti-diarréico, indisposição gástrica.

GOMA AGUAR – Cyamopsis tetragonolobus – Inibidor do apetite.

GRAVIOLA – Anoma muricata – Peitoral, béquica, antiespasmódica e desinteria.

GUAÇATONGA – Casearia silvestre – Anti-ulcerogência, antiinflamatório, herpes e eczema.

GUACO – Mikania glomerata – Febrífugo, resfriados, bronquite e reumatismo.

GUARANÁ – Paulinia cupana – Fadiga motora e psíquica e estimulante.

HAMAMELIS – Hamamelis virginiana – Adstrigente, hemostático e vaso constritor.

HIPERICO – Hypericum perforatum – Anti-depressivo e sedativo.

HORTELÃ – Mentha piperita – Atonia digestiva, espasmos gastro-intestinais, dor de garganta e vermífugo.

IPÊ ROXO – Tabebuia avellanedea – Antiinflamatório.

IPECACUANHA – Cephaelis ipecacuanha – Expectorante, emético, pneumonia e bronquites.

JABORANDI – Pilocarpus jaborandi – Vaso dilatador e tônico capilar.

JAMELÃO – Syzygium jambolanum – Hipoglicemiante e adstrigente.

JATOBA – Hymenaea stigonocarpa – Bronquite, debilidade e afecções das vias urinárias.

JEQUITIBÁ – Cariana legalis – Laringite, amigdalite e irritação vaginal.

JOÃO DA COSTA – Echites peltata – Antiinflamatório, úlcera crônica e orquite.

JURUBEBA – Solanum paniculatum – Tônico, febrífugo, estomáquico e hepático.

LARANJA AMARGA – Citrus aurantium – Gastralgias, dispepsias, flatulências e calmante.

LIMEIRA DA PERSIA – Citrus bergamia – Antiinflamatório e auxilia a digestão.

LINHAÇA – Linum usitatissimum – Laxativo.

LOBEIRA – Lobelia inflata – Coqueluche, enfizema crônico e bronquite.

MACELA – Achyrocline saturedoides – Dor de estômago e má digestão.

MALMEQUER DO CAMPO – Grindelia robusta – Balsâmico, expectorante, anti-espasmódico; usados nas afecções renais e das vias urinárias.

MALVA – Malva silvestre – Infeção da boca, garganta e emoliente.

MAMA CADELA – Brosimum gaudichaudi – Auxilia no tratamento do vitiligo.

MAMONA – Ricinus communis – Prisão de ventre e frieiras.

MANGUEIRA – Mangifera indica – Balsâmico, adstrigente, afecções das vias espiratórias, tosse, bronquite, coqueluche e catarro crônico.

MANJERICÃO – Origanum majorana – Antiespasmódico e resfriados.

MARAPUAMA – Ptychopetalum uncinatu – Tônico, afrodisíaco, depressão e astenia.

MARIA PRETINHA – Solanum nigrum – Abcessos, reumatismo e leucorréia.

MASTRUÇO – Lepidium sativum – Depurativo, expectorante e anti-helmíntico.

MELÃO SÃO CAETANO – Mormodica charantia – Febrífugo, anti-reumático anti-helmíntico.

MILLEFOLIUM – Achillea millefolium – Cicatrizante e adstrigente.

MIRRA – Commiphora mukul – Atonias gástricas, anti-séptico em colutórios e amigdalite.

MULUNGU – Erythrina mulungu – Insônia, histeria, neurose, hipnótico e sedativo.

NOGUEIRA – Juglans regia – Hipoglicemiante, afecções cutâneas e adstrigente.

NOZ DE COLA – Sterculia acuminata – Tônico, estimulante cerebral e cardiotônico.

NOZ MOSCADA - Nux moschata – Estimula a digestão, reumatismo crônico e dores lombares (externamente).

NÔZ-VOMICA – Nux vomica – Atonia do tubo digestivo.

PARIPAROBA – Heckeria umbellata – Colagogo e ingurgitamentos do fígado e baço.

PASSIFLORA – Passiflora alata, edulis e incarnata – Insônia, nevralgias e cólicas.

PATA DE VACA – Bauhinia forficata – Hipoglicemiante.

PAU FERRO – Caesalpinea ferrea – Depurativo, hipoglicemiante e adstrigente.

PAU PEREIRA – Geissospermum laeve – Tônico amargo e febrífugo.

PEDRA UME KAA – Myrcea sphaerocarpa – Adstrigente e hipoglicemiante.

PESSEGUEIRO – Prunus persica – Levemente purgativo.

PICÃO PRETO – Bidens pilosus – Afecções cutâneas, febrífugo e depurativo.

PIMENTÃO – Capsicum annum – Coágulos sangüíneos.

PITANGA – Eugenia pitanga – Febrífugo e antidiarréico.

POEJO – Mentha pulegium – Carminativo, diaforético e estimulante.

PSILIUM – Plantago psyllium – Diarréia.

QUASSIA – Quassia amara – Estimulante do apetite, tônico amargo e eupéptico.

QUEBRA-PEDRA – Phyllanthus niruri – Afecções das vias urinárias e cáculos renais.

QUILAIA – Quilaia saponaria – Expectorante.

RAIZ DE LOTUS – Nelumbo nucifera – Elimina as secreções, promovendo a desobstrução das vias respirações.

RASPA DE JUÁ – Ziziphus joazeiro – Expectorante, febrífugo, dentifrícios e tônico capilar.

ROMÃ – Punica granatum – Adstrigente e vermífugo (Tenia).

ROSA MOSQUETA – Rosa canina/ Rosa aff. Rubigin – Cicatrizante, queimaduras, cicatrizes hipertróficas e hipercrômicas e quelóides.

RUI BARBO – Rheum palmatum – Constipação simples, laxativo e eupéptico.

SABAL – Sabal serrulata – Afecções cutâneas e eczemas.

SABUGUEIRO – Sambucus nigra – Abcessos, ácido úrico, aumento da lactação e gripe.

SAIÃO – Sempervivum arboreum – Picadas de insetos, feridas punctorias, aftas, nflamações da pele e herpes zoster.

SALSA – Petroselinum sativum – Estimulante e diurético.

SALSAPARILLA – Slimax officinalis – Ácido úrico, colesterol, depurativo, diurético e sudorífico.

SALVIA – Salvia officinalis – Debilidades nervosas, atonia digestiva e mal hálito.

SENA – Cassia aculifolia – Laxativo e purgativo.

SERRALHA – Sonchus oleraceus – Depurativo, desobstruente e antidesintérica.

SETE SANGRIAS – Cuphea balsamona – Depurativo, afecções venéreas e diaforético.

SPIRULINA – Protéico, remineralizante e complemento alimentar.

SUCUPIRA – Bowdichia virgilioides – Tônico, depurativo e hipoglicemiante.

TANCHAGEM – Plantago major – Afecções bucais, úlceras, hemorróidas, diurético e antiinflamatório.

TAYUIA – Cayaponia tayuya – Diurético, depurativo, reumatismo e hidropsias.

TILIA – Tilia europaea – Excitações nervosas, sedativo, antiespasmódico, emoliente e afecções vaginais.

TOMATE – Solanum lycopersicum – Inflamação da bexiga, cálculos renais, disfunção e insuficiência do fígado.

TUIA – Thuya occidentalis – Expectorante, verrugas e calosidades.

UMBAÚBA – Cecropia palmata – Anti-hipersentivo, sedante da tosse e diurético.

URTIGA – Urtica urens – Hemostático, hipoglicemiante e anti-seborréico.

URTIGA – Urtica dioica – Diurético, depurativo e rico em vitamina E.

URUCUM – Bixa orellana – Digestivo, cardite, endocardite, pericardite e cardiotônico.

UVA URSI – Uva ursi – Anti-séptico das vias urinárias e diurético.

VALERIANA – Valeriana officinalis – Calmante, sonífero, neurose e insônia.

VALAME DO CAMPO – Croton campestre – Depurativo, artritismo e gota úrica.

VERBENA – Verbena officinalis – Hepato-protetor e dispepsia.

VIOLETA – Viola odorata – Irritações da pele, inflamações da boca, feridas na gengiva e tosse.

VISCO – Viscum album – Diurético, sedativo, hipotensor, asma e epilepsia.

ZEDOARIA – Curcuma zedoaria – Estomáquico e estimulante digestivo.

VIII. AROMATERAPIA

Óleos essenciais

Os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas medicinais são os chamados óleos essenciais. Presentes em várias partes das plantas, os óleos essenciais são compostos formados por centenas de substâncias químicas – como álcoois, aldeídos, ésteres, fenóis e hidrocarbonetos – havendo sempre a prevalência de uma, duas ou três delas, que irão caracterizar as fragrâncias. Eles são geralmente obtidos pelos processos de destilação a vapor, extração por solvente ou alta pressão.

Quando estão frescos, os óleos essenciais são incolores ou de cores claras. Com o tempo, podem oxidar e resinificar, assumindo uma coloração escura, o que altera a sua qualidade. Por isso, os óleos essenciais devem ser guardados sempre ao abrigo da luz, em recipientes opacos de vidro e em lugares frescos e secos. As tampas devem estar bem apertadas e os frascos sempre cheios. À medida que a essência for sendo consumida, ela deve ser transferida para outro frasco menor, para que o óleo não perca sua qualidade.

Os óleos essenciais são usados na terapêutica há muito tempo. Nas plantas, eles são produzidos por motivos variados, como defesa contra fungos, insetos nocivos e ataque de predadores ou para atrair insetos para a polinização de suas flores. O tomilho, por exemplo, produz um óleo essencial muito rico em uma substância extremamente fungicida.

No organismo humano, os aromas exercem um mecanismo muito interessante. Quando aspiramos um óleo essencial, ele é absorvido pelos nervos olfativos, indo diretamente para o cérebro, onde atinge uma região chamada de hipocampo. O hipocampo é relacionado ao comportamento, à memória e à emoção. É por isso que os aromas são muito indicados no tratamento de doenças psicossomáticas, ou seja, doenças oriundas de distúrbios psicológicos.

Atingindo outra região do sistema nervoso, o sistema límbico, os aromas seguem para três regiões: o hipotálamo, que controla a agressividade; a glândula pituitária, que tem ação direta sobre as glândulas supra-renais; e as glândulas sexuais. Isso mostra como é ampla a ação dos aromas sobre o nosso organismo.

De modo geral, os componentes presentes nos óleos essenciais aumentam a circulação periférica do corpo. Eles têm o poder de alterar o comportamento da circulação sangüínea, do aparelho digestivo, do aparelho urinário, do sistema cardiovascular, do sistema pulmonar e, ainda, a secreção dos hormônios.

Em conseqüência, os óleos essenciais, na forma concentrada, exigem muita cautela, pois podem também causar sérios danos quando usados de forma incorreta, visto o seu amplo espectro de ação.

Principais óleos essenciais

Alecrim: E estimulante da mente e memória, é um tônico contra a estafa, o mau humor, a apatia e a ansiedade. Alivia dores de cabeça, age contra acnes, rugas e queda capilar e também equilibra os cabelos oleosos. Tem ação rejuvenescedora.

Alfazema (lavanda): Ajuda a tranqüilizar o sistema nervoso, agindo sobre a emoção, aliviando dores de cabeça e diminuindo a insônia. Excelente também para trazer tranqüilidade ao relacionamento, para problemas digestivos e como anti-séptico e cicatrizante, podendo ser utilizado em queimaduras, feridas, picadas, dermatites e qualquer tipo de inflamação na pele. É um dos óleos mais usados em aromaterapia, especialmente em banhos e massagens relaxantes.

Almíscar: Determinação, segurança e autoconfiança são os principais predicados deste aroma, que também é um ótimo estimulante. É eficaz como afrodisíaco, atraindo o sexo oposto.

Anis: Com perfume fresco e adocicado, é indicado nos casos de cãibras, problemas digestivos e tosses espasmódicas. É relativamente tóxico e, por isso, deve ser usado em pequenas quantidades, durante períodos curtos e sempre com orientação de um profissional.

Arruda: Contra o mau-olhado e as energias negativas, indicado para pessoas que se sentem derrotadas no físico e na mente.

Bergamota: Dotado de um agradável perfume de frutas, este óleo essencial é um ingrediente clássico das águas-de-colônia. Usado em banhos e massagens, é revigorante e refrescante.

Cajepute: Tem cheiro forte de cânfora e é usado basicamente em inalações de vapor, contra afecções respiratórias como gripe, tosse, sinusite e dor de garganta.

Calêndula (tagetes): Destilado de um tipo de calêndula que cresce apenas no norte da Índia e sul da África. O óleo tem um cheiro suave de ervas e uma coloração viva, servindo para tratar problemas nos pé s, como calos, peles grossas e verrugas.

Camomila: Existem dois tipos de óleo de camomila: azul e romana. A camomila azul, a "verdadeira", é destilada da erva medicinal Matricaria chamomilla. Ela possui propriedades antiinflamatórias e é usada no tratamento de dores estomacais, menstruais, inflamação ou irritação na pele e insônia. A camomila-romana é destilada da planta Anthemis nobilis. Possui propriedades semelhantes às da camomila azul, mas, pelos efeitos mais brandos, é indicada para crianças ou para pessoas com pele sensível. Usada também como calmante e para despertar a virtude da paciência.

Campestre: Tônico para trazer sorte e ganhos financeiros, aumentando a disposição para o trabalho.

Canela: Óleo de aroma forte, doce e temperado, atua no crescimento pessoal, contra a hipersensibilidade e os acessos de raiva e proporciona sucesso nos negócios, pois atrai sorte e determinação para resolver problemas. Ú til para tonificar os sistemas respiratório, circulatório e digestivo, bom para massagem corporal e peles secas.

Cânfora: Contra o pensamento negativo, concede maior liberação de energia e ajuda a resolver casos amorosos abalados.

Capim-limão: Obtido pela destilação de dois tipos de gramíneas naturais da Índia, do oeste da África e da Indonésia, é um ótimo repelente contra insetos. É um poderoso bactericida, usado no tratamento de problemas de pele, poros dilatados e acne.

Cardamomo: Com um cheiro quente e temperado, é usado há mais de 3 mil anos pela medicina oriental. Ajuda a digestão, combate a náusea, a flatulência e a diarréia.

Cedro: Com um perfume suave de madeira e bálsamo, a essência de cedro é muito usada em misturas de óleos para massagens. Proporciona sentimentos de sucesso e honradez e alivia as tensões nervosas. Pode ser usada no tratamento de peles e cabelos oleosos e caspa e é também indicada contra resfriados e como expectorante.

Cravo-da-índia: Possui fortes efeitos estimulantes e propriedades analgésicas. Dá vigor físico, prosperidade e coragem, além de proporcionar um bom relacionamento social.

Erva-doce: Possui um suave aroma de anis, fresco e adocicado. Tem ação calmante, é bom para a pele, contra dores no corpo e possui efeito diurético brando, sendo também indicado no tratamento de flatulência e indigestão.

Eucalipto : Ajuda a reequilibrar o lado emocional e as energias do corpo, agindo contra a angústia. O óleo emana um aroma semelhante à cânfora, sendo muito útil para inalações, a fim de aliviar os sintomas da gripe, da sinusite e de tosses com muco.

Floral: Revigora o entusiasmo e o poder de realizações, combatendo a inquietação e as mágoas.

Flor-do-campo: Aroma que desperta diretamente a parte do intelecto, revigorando a memória e a autoconfiança.

Gerânio: Estimulante do corpo e da mente, atrai sorte e aumenta a coragem e a audácia. Calmante e refrescante, é indicado no tratamento de ansiedade e estresse e tem efeito regulador na produção natural de óleos da pele, podendo ser utilizado por pessoas com pele seca, oleosa ou acnéica.

Hamamélis: Indicado para meditação, atuando no desenvolvimento interior e na compreensão. Afasta as aflições da alma.

Hortelã: Refrescante e relaxante, libera energias retidas por inibição, provoca alegria e desprendimento. Tem propriedade descongestionante, estimulante e refrescante, sendo usado no tratamento de enxaqueca e diversos problemas digestivos, como indigestão e gases.

Ilangue-ilangue: Tem cheiro forte de flores exóticas e efeito relaxante sobre o sistema nervoso. Usado tradicionalmente no tratamento de hipertensão (pressão alta).

Jasmim: Equilibra as diferenç as do casal, sendo um afrodisíaco que estimula o chacra sexual. Desperta o humor e as energias adormecidas, é antidepressivo, desfaz a inibição, a falta de confiança e solta a imaginação.

Madeira do Oriente: Aroma sedutor, atrai energias positivas, proporciona força e vitalidade, ajuda na concentração do trabalho e estudos.

Mirra: Um dos aromas mais antigos de que se tem notícia. Usado para massagens, tem ação sedativa e age sutilmente no inconsciente. Indicado ainda como cicatrizante, expectorante e tônico.

Opium: Difusor de afetividade, aumenta a concentração e facilita a meditação.

Pinho: Purificador, alivia no descanso do corpo, agindo principalmente nos músculos. Tem perfume suave e refrescante de madeira, sendo eficaz no tratamento de problemas respiratórios, como gripes, resfriados, asma e bronquite. Usado ainda contra problemas circulatórios, varizes e para tratamentos estéticos corporais e drenagem linfática.

Rosa: Associado ao amor, desperta sentimentos fraternais, combate a sensação de solidão, angústia e insegurança. Usado como antidepressivo, tônico, depurativo, afrodisíaco, para o tratamento de peles secas e envelhecidas e para massagem corporal. Calmante e refrescante, é excelente para combater o estresse e os sintomas de TPM (Tensão Pré -Menstrual).

Sândalo: Purificador do corpo e da alma, proporciona a inspiração da mente e da emoção, combatendo a depressão. Tem propriedade bactericida e afrodisíaca. Com um aroma suave, é usado também em massagens para pele seca e no tratamento de cistite.

Tomilho: Destilado principalmente na Espanha e em Israel, é estimulante e pode ser usado para aliviar dores musculares. É empregado ainda como antibacteriano e para tonificar o sistema imunológico, aumentando a resistência do organismo, sendo excelente para tratar de infecções da pele, do aparelho respiratório e das vias urinárias.

Utilização dos óleos essenciais

Aromatização

Sprays ou velas para aromatizar o ambiente. Usados para tratar doenças como asma, bronquite e resfriados.

Para os sprays, adicione algumas gotas de óleo essencial em um borrifador com água. No caso de aromatizadores com velas (lamparina aromatizadora), dê preferência às de cerâmica ou de barro e adicione 1 colher (sopa) de água morna com algumas gotas de óleo essencial.

Banhos

O banho com óleos essenciais é uma terapia muito eficiente, pois a associação entre água e óleo penetra fundo na pele, sendo facilmente transportados pelo organismo. Atuam também no olfato, proporcionando efeitos psicológicos que estimulam diversos órgãos.

Existem dois outros tipos de banhos aromáticos: escalda-pés, eficiente contra dores de cabeça, enxaquecas, dores nas pernas, resfriados e cansa o; e banho de assento, usado para o tratamento de doenças intestinais e urogenitais.

Numa banheira com água morna, acrescente de 5 a 10 gotas do óleo essencial de sua preferência. No caso de peles sensíveis, dilua a essência em 1 ou 2 colheres (chá ) de óleo vegetal ou de mel. Mexa delicadamente a água, espalhando o óleo na água. Coloque uma música relaxante e fique imerso na banheira por cerca de 20 minutos. No caso de escalda-pé s ou banhos de assento, utilize de 3 a 5 gotas de óleo essencial.

Compressas

As compressas quentes são úteis para o tratamento de reumatismo, artrites, dores musculares, febre, cólicas menstruais, dores de dente e de ouvido, dores estomacais e bronquite. As compressas frias são indicadas contra dores de cabeça, torções e tendinites.

Coloque de 5 a 10 gotas de óleo essencial em um recipiente com água morna ou fria, de acordo com a indicação acima. Misture bem e embeba essa solução em uma toalha e aplique sobre a área afetada. No caso de compressas quentes, mantenha a área sempre coberta e aquecida.

Inalações

Os vapores de óleos aromáticos são eficazes para o tratamento do sistema respiratório.

Adicione de 5 a 8 gotas de óleo essencial em um recipiente com água fervente. Coloque uma toalha cobrindo a cabeça e o recipiente e inale o vapor por alguns minutos. Outra alternativa é colocar 3 ou 4 gotas de óleo em um lenço e cheirá -lo freqüentemente.

Massagens

Tipo de terapia milenar, na qual a energia é mobilizada por meio do toque, com a finalidade de equilibrar e curar o corpo. A associação entre a aromaterapia e a massagem facilita a penetração dos óleos essenciais na pele, intensificando sua ação como relaxantes, tônicos, sedativos ou estimulantes.

Prepare o óleo para massagem cerca de 24 horas antes de utilizá -lo e faça um teste de alergia para ter certeza de que não haverá reações alérgicas. Para preparar o óleo de massagem, misture os óleos essenciais a uma base de óleo vegetal na proporção de 1% a 3%, ou seja, de 20 a 60 gotas de óleo essencial para cada 100 ml de óleo vegetal. Para preparar uma receita suficiente para uma massagem, adicione 2 ou 3 gotas de essência para cada colher (sopa) de óleo vegetal.

IX. BELEZA CASEIRA

As plantas podem ser utilizadas na beleza em diversos preparados caseiros. O ideal é que, antes de se arriscar nas misturas, você receba um aconselhamento técnico de quem realmente entende do assunto, definindo seu tipo de pele e os problemas que a estão afetando.

Com a prática, você acabará tendo a sua lista pessoal de plantas úteis, aquelas que se adaptam melhor a você, que são mais fáceis de adquirir e que não causam reações adversas em sua pele. Com essa lista, você poderá criar milhares de maneiras de tirar proveito das plantas, de forma prá tica e rápida.

No entanto, se você não é do tipo de pessoa que gosta de fazer experimentos caseiros, lembre-se, que a maioria das plantas pode ser encontrada nas farmácias naturais, na forma de tinturas, extratos e pós, que permitirão a prá tica da fitocosmética sem maiores complicações. Além disso, hoje a fitocosmética já colocou no mercado uma infinidade de produtos de alta qualidade que podem ser usados com segurança.

Ingredientes auxiliares

Argila: Tem ação tensora e mineralizante quando aplicada em máscaras. É obtida em regiões onde a terra mostra-se rica em minerais.

Cera de abelha: Usada para engrossar e dar consistência aos cremes.

Iogurte: Tem ação emoliente e levemente adstringente quando usado em máscaras.

Leite: Tem ação emoliente quando usado em banhos.

Mel: Promove o amaciamento e nutrição da pele quando usado em máscaras.

Ovos: Ajudam a dar brilho aos cabelos.

Própolis: Tem ação antimicrobiana e desinfetante quando usado no tratamento de afecções da pele.

Usos cosméticos das plantas medicinais

Boca

Afta: Calêndula, cavalinha e tanchagem.

Inflamação das mucosas: Cravo-da-índia, limão, malva, mil-folhas, sálvia e tanchagem.

Limpeza: Cravo-da-índia, malva, mil-folhas, mirra, ratânia, sálvia e tanchagem.

Mau hálito: Alecrim, alfazema, bergamota, cravo-da-índia, eucalipto, hortelã-pimenta e tomilho.

Cabelos e couro cabeludo

Cabelos brancos e grisalhos (tingimento): Hena e índigo.

Cabelos castanhos (tratamento): Alecrim, cravo-da-índia e sálvia.

Cabelos claros (tratamento): Calêndula, camomila e macela.

Cabelos escuros (tratamento): Alecrim, bardana, hera, sálvia e urtiga.

Cabelos normais (tratamento): Camomila, cavalinha, jojoba, dente-de-leão e macela.

Cabelos oleosos (tratamento): Alecrim, alfazema, capim-limão, hamamélis, limão, sálvia, urtiga e zimbro.

Cabelos opacos: Abacate, alecrim, amêndoa-doce, calêndula, camomila, macela e urtiga.

Cabelos quebradiços: Abacate, alfazema, amêndoa-doce, arnica, babosa, jaborandi e jojoba.

Cabelos secos: Abacate, amêndoa-doce, babosa, camomila, confrei, gerânio e laranja-azeda.

Calvície: Alecrim, alfazema, bé tula, cajepute, jaborandi, jojoba e sálvia esclaréia.

Caspa: Arnica, babosa, bardana, bé tula, cavalinha, hamamélis, hena, jojoba, milho, noz, sálvia e urtiga.

Cuidados gerais e limpeza: Alecrim, jaborandi, jojoba, karitê, limão, maçã, milfolhas e salsa.

Estimular o crescimento: Alecrim, arnica, bétula e urtiga.

Pontas fracas: Amêndoa-doce e jojoba.

Queda de cabelos: Arnica, babosa, bardana, bé tula, jaborandi e urtiga.

Resíduos: Limão e maçã.

Corpo

Banho aromático: Alecrim, alfazema, anis, bergamota, bétula, cipreste, citronela, erva-cidreira, ilangue-ilangue, jasmim, laranja-azeda, mirra, palma-rosa, patchouli, pinho, rosa-mosqueta, sálvia, sálvia esclaréia, sândalo, vetiver e zimbro.

Celulite: Alga-marinha, cânfora, centela, fucos, hera e hortelã-pimenta.

Circulação periférica deficiente: Alecrim, alfazema, bétula, cipreste, gengibre, hamamélis, hissopo, hortelã-pimenta, pinho, segurelha e tomilho.

Drenagem linfática: Alfazema, bétula, cânfora, centela, cipreste, ginseng, ginseng-brasileiro, guaraná , limão e zimbro.

Estrias: Amêndoa-doce e rosa-mosqueta.

Gordura localizada: Abacaxi, alga-marinha, bétula, cânfora, centela, hera e hortelã-pimenta.

Massagem relaxante: Alfazema, arnica, erva-cidreira, laranja-azeda, mil-folhas e zimbro.

Dentes

Fortalecimento da gengiva: Mirra, ratânia, sálvia e tanchagem.

Placa bacteriana: Mirra, ratânia e sálvia.

Lábios

Desidratação: Babosa, cacau e camomila.

Mãos

Ressecamento: Abacate, aveia, karitê, laranja-azeda e oliva.

Unhas quebradiças: Cacau, cavalinha e oliva.

Músculos

Aquecimento: Alecrim, alfazema, gengibre e zimbro.

Contusão: Arnica, cânfora e confrei.

Dor: Alecrim, arnica, bergamota, bétula, confrei, ilangue-ilangue, jasmim, laranja-azeda, louro, pinho e sálvia.

Pancada: Arnica, cânfora e confrei.

Tensão: Arnica e bétula.

Torção: Arnica.

Olhos

Cansaço: Alfazema, camomila, macela e sálvia esclaréia.

Inchaço: e olheiras Alecrim, camomila, cavalinha, hamamélis, macela e pepino.

Irritação: Alecrim, calêndula, camomila, macela, malva e sabugueiro.

Vermelhidão: Camomila e macela.

Pele

Acne: Alfazema, artemísia, babosa, calêndula, camomila, cânfora, cavalinha, confrei, dente-de-leão, erva-cidreira, limão, melaleuca, rosa-mosqueta, urtiga.

Alergia: Alfazema, camomila, erva-cidreira, macela, rosa e uva.

Assadura: Amêndoa-doce, calêndula e hamamélis.

Dermatite: babosa, camomila, limão, sabugueiro e violeta.

Eczema: Bétula, calêndula, camomila, cenoura, dente-de-leão.

Feridas: Amêndoa-doce, artemísia, batata, cânfora, cenoura, centela, copaíba, estoraque, hamamélis, limão, mil-folhas, pepino, segurelha e tanchagem.

Inflamação: Alfazema, camomila, cânfora, copaíba, macela, malva, milfolhas, pepino, sabugueiro, tanchagem, tussilagem e verbasco.

Limpeza: Alfazema, abosa, bergamota, calêndula, camomila, dente-de-leão, erva-cidreira, hamamélis, limão, mil-folhas, patchouli, salsa, tanchagem e tomilho.

Manchas e sardas: Limão, morango e pepino.

Pós-barba: Babosa, calêndula, camomila, cânfora, hamamélis e hortelã pimenta.

Pós-depilação: Aveia, babosa e camomila.

Pós-sol: Aveia, babosa, calêndula e camomila.

Proteção solar: Abacate, gergelim e urucum.

Psoríase: Bétula, calêndula, centela e confrei.

Queimadura: Amêndoa-doce, batata, cânfora, oliva e rosa-mosqueta.

Queimadura de sol: Babosa, sálvia e tanchagem.

Rachadura: Batata, bétula, calêndula, camomila e mil-folhas.

Rejuvenescimento: Alecrim, babosa, ginseng, ginseng-brasileiro, hamamélis e laranja-azeda.

Verrugas: Alho, calêndula, cipreste e limão.

Pernas e pés

Frieiras: Calêndula, limão, tepescuite e verbasco.

Inchaço: Alfazema, cânfora, castanha-da-índia e hamamélis.

Mau cheiro dos pés: Pinho e sálvia.

Ressecamento dos joelhos e cotovelos: Abacate, coco, macela e oliva.

Ressecamento dos pés: Laranja-azeda e oliva.

Varizes: Calêndula, castanha-da-índia e hamamélis.

Usos gerais

Agente bactericida: Bálsamo-do-peru, benjoim, maçã, pau-rosa, rosa e ruibarbo.

Agente fungicida: Benjoim, cajepute, cânfora, cedro, citronela, mirra e segurelha.

Agente virótico: Alho, bergamota, eucalipto, rosa e tomilho.

Picada de insetos: Alfazema, hamamélis, limão, sálvia e segurelha.

Repelente de insetos: Citronela, erva-cidreira, eucalipto e hortelã-pimenta.

Sauna: Citronela e eucalipto.