As Penas Mágicas

Para além de representarem o elemento ar, as penas também possuem propriedades mágicas consoante as suas cores ou origem. São desde há muito tempo utilizadas quer em rituais quer em ornamentações vestuários como também na escrita., devido à sua beleza assim como aos seus poderes mágicos.

Os Xamãs de numerosas culturas trazem penas amarradas aos pingentes rituais ou à sua vara, símbolo de sabedoria e sacerdócio.

Existem várias formas de arranjar penas para escrever no livro das sombras, ou para ornamentarmos objectos, o lar etc. Nas papelarias e lojas esotéricas encontram-se diversas variedades de tamanhos, cores e origens a preços acessíveis.

Mas na realidade também podem fabricá-las você, com fino pedaço de bambu, talhando-a na ponta e gravando os símbolos que mais gosta. Também pode procurar uma pena pelos jardins, florestas ou parques.

Qualquer das formas são necessárias torna-las mágicas com um pequeno ritual de consagração, o mesmo se aplica as folhas de pergaminho que são compradas, lembre-se que em lojas muitas pessoas tocam nos objectos transmitindo as suas energias, sendo melhor sempre “limpa-las” antes de utilizar.

Vai aqui uma pequena lista, simples, da simbologia de penas animais, para ajudar nas propriedades mágicas, mas lembrem-se que é dentro do nosso coração que encontramos respostas e para uns podem ter significados diferentes... enfim... façam bom uso.

Águia :

Penas sagradas, afastam as energias negativas e atraem as boas energias para o corpo de uma pessoa fragilizada. Leva os nossos pensamentos e as nossas preces ao grande espírito do céu. As suas penas têm um significado sagrado e muito particular, representando a essência sagrada das aves. São símbolo de paz.Utiliza-se as penas de águia sobretudo para a tinta de sangue de dragão.

Cuco:
Representa a energia espontânea e imprevisível. Aumenta as habilidades em magia e a intuição.

Falcão

As penas de falcão serviam aos xamãs a aumentar os seus conhecimentos de medicina. Serve para especificar e aumentar as coisas sobretudo nas áreas das plantas e medicina

Mocho :

Utilizam-se sobretudo em rituais secretos de magia. Sabedoria e esoterismo.

Papagaio

Estas são raras, servem sobretudo para fins de enfeite em roupas de rituais e de danças. Têm por símbolo a comunicação e têm por reputação facilitar a tradução e a comunicação entre as diferentes tribos. (Lembre-se que é uma ave que fala e que aprende qualquer língua). A variedade de cores desta pena serve para representar o arco-íris, símbolo de paz e de prosperidade entre os Sioux do Lakota.

O galo e algumas raças de galinhas, possuem no centro da cauda duas penas longas e curvas. Estas penas são símbolo da Deusa e do Deus. São sagradas aos Deuses devido a sua forma que se assemelha muitas vezes a chifres de animais, assim como por serem do galo, símbolo ele mesmo da virilidade masculina. São também sagradas às Deusas devido a sua forma que se assemelha a uma foice, símbolo da lua crescente e decrescente, assim como da colheita dos grãos. Geralmente as Brancas são sagradas às Deusas e as pretas irisadas aos Deuses. Antigamente eram usadas pelos xamãs e podem substituir quaisquer outras penas.

Os símbolos que encontramos nas penas também são ricos de propriedades mágicas, principalmente as que possuem “olhos” como as dos pavões. Utilizados muitas vezes em fitas para prender o cabelo e abrir o terceiro olho.

As cores das penas também aumentam o poder, segue aqui abaixo uma pequena lista rápida das cores das penas e as suas correspondências…

As penas Vermelhas simbolizam a vitalidade física, a força o poder, a energia sexual… As mais utilizadas são as das araras representantes da infinita variedade natural das florestas tropicais de onde elas têm origem.

As penas azuis, concedem capacidades mentais, paz e protecção. As penas dos melros, de um azul petróleo metalizado, procuram mais paz do que as do Gaio-azul que é mais ruidoso e agressivo. No entanto, o Gaio-azul canta avisando a proximidade de um gato intruso, concedendo assim propriedades de protecção sob a forma de consciência psíquica. Não esquecendo que o Gaio-Azul, é uma ave bastante sagrada pelo seu habito de plantar carvalhos (Da mesma forma que o esquilo, também ele esconde bolotas de carvalho na terra para consumir depois. E, frequentemente, essas bolotas brotam, dando origem a carvalhos)

As penas amarelas concedem propriedades de bem-estar, alegria, vigilância mental assim como a prosperidade. As penas amarelas dos canários concedem a alegria do seu canto…

As penas verdes trazem prosperidade e saúde, particularmente as dos papagaios tropicais.

As penas castanhas concedem estabilidade e respeito. As que são listadas de preto, como as do faisão, conduzem o equilíbrio entre a vida material e espiritual. As de listas castanhas e brancas dão o tipo de protecção que permitirá avançar sem ser observado por os que lhe querem mal.

As penas brancas, tais como as dos pombos, concedem propriedades de paz e de amor. Assim como as de corujas brancas concedem os poderes mágicos lunares e da sabedoria. Forte ligação com as Deusas.

As penas pretas são muitas vezes ligadas à negatividade, ao mal e à morte. No entanto estas concedem uma grande sabedoria mística e interior. As penas com riscas pretas, e branca ou as que são sarapintadas de branco como as das codornizes, concedem o equilíbrio e a harmonia.